terça-feira, 26 de maio de 2009

Publicação do Trabalho Interdisciplinar e Comentários sobre vídeo “The Machine is Us” e do blog na Graduação em Pedagogia



Este vídeo é uma sátira a distância que existe entre a língua usual e a língua culta utilizada nos dias de hoje. Percebemos que o diálogo se faz de forma em que as pessoas não se utilizam da norma culta da língua portuguesa para se comunicar oralmente,muitas vezes utilizando-se de gírias e vícios.
Os policiais utilizam de uma linguagem usual, muitas vezes erradas, mas muito utilizada entre a maioria da população brasileira.Quando cobrados pelo seqüestrador de utilizarem a língua portuguesa dentro de padrões estabelecidos pela norma culta, sentem dificuldade ao falar , mas tentam relembrar o que aprenderam mas não utilizam normalmente.
Mas ao final até o seqüestrador que é utilizador da norma culta em sua oralidade,acaba em cometer um deslize, o que comprova a dificuldade da utilização da norma culta sem erros, levando a utilização de muitos vícios de linguagem.
Ao cobramos aos nossos alunos a utilização da norma culta, devemos ser conscientes que somos como os seqüestrador, devemos mostrar sim a maneira correta mas quem hoje em dia utiliza “sentá-lo-ei” em uma conversa informal?

Comentário do vídeo “The Machine is Us”

Com o avanço tecnológico, o mundo virtual ficou acessível a todos desde muito cedo e com isso a linguagem utilizada na comunicação das pessoas foi se modificando ficando cada vez mais dinâmica e aberta.
O vídeo mostra como os textos não são mais lineares e podem ser escritos e lidos de diversas formas, acompanhando a velocidade da informação que vem com a tecnologia e utilização de diversas ferramentas.
A Web não é uma máquina estática e com ela criamos, trocamos e nos identificamos com cada blog, página ou informação que acessamos, tendo um pouco de cada um na criação de uma grande máquina, onde devemos repensar conceitos e estarmos sempre abertos a novas mudanças.



Comentário sobre o uso do blog na graduação em pedagogia

Com estas oportunidades tecnológicas, como educadores devemos estar abertos a linguagens dinâmicas que estão dentro da realidade dos nossos jovens alunos, utilizar ferramentas onde os textos não fiquem estáticos e sejam só depósitos de informações.
O blog é uma valiosa ferramenta onde os textos não são de quem cria e estão abertos a mudanças e comentários que levam a repensarmos e modificarmos pré conceitos que até então achávamos certos.
A interação entre pessoas é a melhor forma de se construir o conhecimento e trocar experiências deixa os pensamentos abertos a inovações e novos conceitos do mundo virtual.

Um comentário:

Lux disse...

Esta esquete de Os Melhores do Mundo é excelente. Publicamos uma versão apresentada no Jô Soares, com nosso comentário. =)