sábado, 24 de maio de 2008

Ensino da Língua Portuguesa - Estratégia adequada?

Em nosso Caderno de Estudos procurei dar uma breve base teórica para, em seguida, discutirmos a prática pedagógica do Ensino da Língua Portuguesa.
Com isso, nas aulas 4 e 5, tivemos uma discussão mais prática que prolongamos em nosso espaço virtual da web ensino (fórum e chats) e aqui, em nosso blog, para reconhecermos as múltiplas possibilidades de mediação do professor, identificando as estratégias e as alternativas que, ao aproximarem o texto do leitor-ator, permitirão ao professor a realização de uma prática pedagógica significativa.
Estratégia adequada? Não sei...
Conto com vocês para, neste espaço de interação, me ajudar a responder a essa questão e a tantas outras que nos depararemos ao discutirmos os desafios do Ensino da Língua Portuguesa na Contemporaneidade.
Como esse blog faz parte do Projeto Interdisciplinar, peço que as postagens sejam feitas com o nome do grupo, fato que não impede a existência de opiniões divergentes dentro do mesmo... Apresentem-nas a fim de enriquecer nossa discussão!

12 comentários:

Unknown disse...

Nada melhor do que estudar a língua por meio de experiências diversas de contato com a própria. Nesse sentido destaco o Blog em especial como um instrumento muito interessante para essa disciplina. Excelentes os materiais indicados como o vídeo do youtube, a tiras da Mafada da Quino, pois assim refletimos sobre a língua explorando diversas linguagens e sendo provocados a refletirmos sobre questões conteporâneas. Enfim, adequadas SIM as estratégias!

POSTAGEM DE Membro do GRUPO FORÇA.

Avida disse...

A leitura do caderno foi leve,objetiva e sem excessos, com destaque para textos muito significativos de professores conceituados como Sérgio Nogueira e Pasquale Cipro Neto. As aulas 4 e 5, me ajudaram a entender, que é possível trabalhar com o ensino fônico e o significativo, de forma que ,podemos interligá-los ou não,de acordo com a necessidade dos nossos alunos,como também trabalhar a gramática textual, pode ser uma maneira mais prazerosa para a criança. Destaco ainda as tiras retiradas do livro "Toda Mafalda" de Quino, as dicas expostas nos quadrinhos que acompanham todo o caderno, que enriquece muito nossa aprendizagem, e por fim o projeto interdisciplinar neste blog,que nos fará refletir sobre o ensino da língua portuguesa e as diferentes linguagens, que certamente ampliará nosso conhecimento.A estratégia adotada foi adequada .

Avida disse...

AVIDA, É MEMBRO DO GRUPO FORÇA!

Blog dos Amiguinhos da Educação disse...

Estratégia adequada? Difícil dizer. O que é adequado e a quem? E, o que não é?
Lembro de um ditado, não lembro quem o disse, que "o sábio aprende mais com o ignorante, do que o ignorante com o sábio".
Eu sou totalmente contra o uso de abreviações, como as mostradas no vídeo, para me comunicar; até mesmo para passar umamensagem de texto pelo telefone, faço questão de usar todas as letras e todas as palavras. No entanto, admito que se tivéssemos essa linha de raciocínio sempre estaríamos atpe hoje falando 'vossa mercê', etc.
Creio que usar um vídeo como esse, serve para mostrar aos alunos que sim, eles podem usar essa forma de comunicação, se assim for melhor pra eles, mas que também existe uma outra, culta, que eles precisam aprender para usar em determinados momentos de suas vidas.
Então fica a apergunta: Estratégia adequada? SEMPRE. Qualquer estratégia usada para aprendermos mais e, acima de udo, ensinarmos melhor, é válida!

Carlos Eduardo S. S. Silva - membro do grupo OS AMIGUINHOS S/A

andreiaetecnologia.blog.terra.com.br disse...

O grupo REAPRENDER concordou com as estratégias elaboradas no caderno de estudo em trabalhar a gramática, partindo do que o aluno já sabe.
As estratégias estão de acordo com os desafios da LP para a contemporaneidade, que exige do professor práticas significativas, que aproximem o texto do leitor-ator, para uma reflexão quanto ao seu uso, seu poder, suas escolhas, práticas que estejam de acordo com o educando.
No caderno de estudos percebemos a importância que devemos dar a compreensão do texto, colocando-nos como construtor dessa leitura, trabalhando o sentido do texto, a coesão e a coerência, principalmente quando utiliza o texto não verbal e com a reconstrução do texto de formas variadas e significativas.
Por tudo isso, acreditamos esse ser um valioso trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelo professor mediador da LP e que devam ser trabalhados logo no início do ensino fundamental.

Luciana Costa disse...

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender

A linguagem
na superfície estrelada de estrelas,
sabe lá o que ela quer dizer?

Carlos Drummond de Andrade


Vídeos, charges, tirinhas, livros, textos, musicas, etc., são essas possibilidades que enriquecem e transformam a aprendizagem em algo prazeroso e natural.

Com o dinamismo que os alunos recebem as informações nos dias atuais, o educador não pode se limitar somente aplicar os conteúdos de maneira tradicional, utilizando livros e cadernos. Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos deve ser uma constante no cotidiano das escolas, pois são essas estratégias que estimulam e aceleram a construção do conhecimento.

O caderno de estudos, com sua linguagem atual e dinâmica, podemos observar o quanto é complexa nossa língua portuguesa, mas também como o aprendizado da mesma pode ser prazeroso e de fácil entendimento, quando exposto com segurança e objetividade.


Postagem do Grupo Nikiti-Paquetá.

Unknown disse...

Gostamos da elaboração do Caderno de Estudos da Língua Portuguesa. Acreditamos que nele há várias idéias que nos auxiliarão a desenvolver o hábito pela leitura e a interpretar textos com mais interesses. As tirinhas são ótimas ferramentas para que os alunos se expressem nas atividades, os textos são ricos e podemos aproveitar para trabalhar a gramática de forma prazerosa.
Professores que lecione com LP precisam sempre estar atualizados, sempre buscando novidades, estratégias e atividades que façam o aluno se interessar pelo que se ensina.

A estratégia pode ser adequada a alguns e não para outros, porém a intensão prevalece. sabemos que é árdua a tarefa de lecionar, porém temos que ter objetivos, com eles conseguiremos chegar onde almejamos com paciência e dedicação.

Mônica disse...

Grupo: Caio, Lucas e Outros
Integrantes do Grupo:
Claudia Mara Antunes dos Santos
Jane Azevedo da Silva Ribeiro
Mônica de Menezes Couto
Simone Severino Fernandes do Nascimento


Estratégia adequada...?

Para analisar os recursos didáticos e as estratégias utilizadas na Disciplina Ensino da Língua Portuguesa: fundamentos e metodologia é necessário lembrar que estamos inseridos no Curso de Pedagogia à Distância com todas as suas especificidades.
A modalidade de ensino à distância exige dos alunos, dos professores e dos tutores uma disciplina muito grande. Para cada um destes atores do processo de aprendizagem podemos acrescentar outras responsabilidades: no caso dos alunos, a busca constante pelo máximo de autonomia; dos professores, a organização de materiais, estratégias e seqüências didáticas que promovam a compreensão dos conteúdos e o cumprimento dos objetivos propostos com o máximo de autonomia dos educandos; e dos tutores, a agilidade para mediar as situações pedagógicas e/ou burocráticas do curso em andamento.
A disciplina Ensino da Língua Portuguesa: fundamentos e metodologia apresentou um material didático – Caderno de Estudos – bem estruturado, com os assuntos apresentados obedecendo ao crescimento paulatino do grau de complexidade de seus conteúdos e indicando alternativas de estudo autônomo para os alunos.
Sendo assim, tivemos a oportunidade de gerenciar nossa aprendizagem da maneira que consideramos mais interessante. Pudemos verificar sites, autores e outras referências com o que nos foi oferecido ampliando nossos conhecimentos.
O ambiente de aprendizagem se manteve como nas outras disciplinas, fórum, chat, exercícios e colaborações ao alcance de todos os alunos.
Embora a Professora tenha nos proporcionado a oportunidade de vivenciarmos, homologamente, os processos vividos por nossos alunos - suas angústias e conquistas em sala de aula - em alguns exercícios consideramos que precisaríamos mais contato com o conteúdo.
A aula presencial, na Sede do IAVM no Rio, foi a “estrela” de todas as propostas e estratégias desta disciplina. Uma aula bem organizada, dinâmica, inteligente, com o tempo bem dividido. Os comentários e a condução desta aula presencial deram novo significado ao material do Caderno de Estudos.
A aula presencial de Macaé ocorreu de forma tranqüila faltando apenas alguns esclarecimentos sobre o trabalho interdisciplinar.
Consideramos que as estratégias utilizadas foram adequadas.

grupo iavm disse...

Cada vez mais percebemos, hoje, uma ênfase na definição de criança como sujeito de sua ação no âmbito das situações sócio-culturais e mesmo no âmbito individual. Essas constatações apresentam, para a área da educação Infantil, a necessidade de considerar o sujeito- criança como protagonista de sua ação e de considerar as diferentes dimensões de sua constituição, percebendo a criança como um outro a ser ouvido.

Devemos levar em consideração que, desde muito cedo, ainda crianças, para viver, todos os homens exercitam o seu pensamento (gramática). Esse fato é comum a todas as crianças. O pensamento está implícito no processo de aprendizagem, o qual se dá no interior das relações sociais, cotidianas, numa dinâmica do desenvolvimento de um conjunto de potencialidades que o ser humano traz ao nascer.

A escola como um contexto de desenvolvimento é o lugar privilegiado para que, através da interação, as crianças aprendam a articular os próprios interesses, pontos de vista e colocações com os demais. Priorizando a vida em coletividade como a colaboração, ajuda, cooperação, solidariedade e respeito. Permite observar que, quando as crianças trocam experiências sejam elas, com a língua viva ou internetes, com outras idades diferentes, diferencia o eu e o outro, construindo a própria identidade, o que favorece o acesso a níveis crescentes de autonomia.

Sendo assim, podemos dizer, então, que o professor faz a mediação entre a criança e seu meio, no papel de organizador, facilitador, investigador, incentivador e motivador, enfim, figura principal na relação adulto – criança, no sentido de permitir o desenvolvimento da criança, sua segurança física e emocional, cumprindo, portanto, o papel ( Cuidar e Educar).

Qual o segredo, ou estratégia adequada, não sei!

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta
pergunta:

' Estratégia adequada? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova!?'

Ana Paula disse...

Conteúdo rico e linguagem acessível. O chat foi produtivo, bem conduzido. Tanto o fórum quanto os exercício9s estavam pertinentes ao assunto, mas acima do nível da apostila. A aula presencial e o material de apoio foi excelente, nos proporcionando um novo olhar sobre o nosso dia a dia, remetendo-nos a uma reflexão sobre a nossa prática educativa.
Postagem do Grupo As Meninas

Lux disse...

Gostei de conhecer o docs do google e da experiência do blog. Dado que foram as duas novidades apresentadas nesta disciplina no curso. Se a estrategia é adequada? Posso dizer que certamente foi uma estratégia bastante motivadora, estimuladora. E o que pode ser melhor do que isso quando se fala em ensino e aprendizagem? abs!

Lux disse...

esqueci de informar: o comentário acima é assinado por lucia helena ramos [do grupo inteligencias]!