segunda-feira, 9 de junho de 2008

grupo as profs e o pedagogo

RESPOSTAS DA QUESTÃO 1 (ESTRATÉGIA ADEQUADA?)

GRUPO:
O grupo pensa que sim. Avaliando todo o material e pensando mais especificamente nas aulas 4 e 5 foi possível identificar na diversidade de textos (quadrinhos, imagens, propaganda, letras de música, poesias, desenho animado..) uma prática pedagógica significativa para todos nós. À luz desta prática, vislumbramos mudanças de paradigmas em nós mesmos, educadoras/es, exercendo uma pedagogia que não seja indiferente às diferenças que permeiam a sala de aula no sentido de descobrirmos quem são os nossos alunos, através de todo o seu contexto reconhecendo-os como sujeitos históricos construtores de uma realidade social.
Conhecendo bem os conteúdos, cada aluno/sala de aula/escola é único/a e como diz Celso Antunes (casos, fábulas, anedotas ou inteligências, capacidades, competências. Petrópolis: Vozes, 2003, p.166-167) ...

"Todo professor é um empreiteiro de amanhãs. [...]
Deve ser sempre um intermediário entre a curiosidade e a resposta,
um propositor de enigmas, criador de desafios,
mensageiro de progresso, treinador de esperanças."

Que pode, desta forma garantir boas alternativas para uma aprendizagem e construção de conhecimento significativas.

RESPOSTAS DA QUESTÃO 2 (VÍDEO SOBRE INTERNETÊS)

GRUPO:
Nosso grupo divergiu nesta questão. Um componente acredita ser um absurdo a legenda em "informates" realizada pelo globo pelas seguintes razões: “Estes jovens terão condição de se comunicar em duas línguas? O português oficial e o "informates"? ; Não estaríamos criando imbecis sem capacidade de comunicação, uma vez que comunicação é se comunicar e ser entendido? ; Não estaríamos empobrecendo com isso nossa língua?”.
Os demais componentes acreditam que a iniciativa do canal de TV nada tem a ver com a desvalorização da língua portuguesa ou com o incentivo do uso da linguagem na internet. A emissora apenas observou o uso desta nova linguagem e fez um programa para o publico que já a utiliza. Quanto à linguagem utilizada na internet, acreditamos que usada com moderação em nada atrapalha o conhecimento da língua portuguesa. Afinal pessoas de todos os paises do mundo todo usam abreviações em chats. O que deve haver é um limite para que essa linguagem não ultrapasse as fronteiras da internet e venha a ser utilizada em cadernos escolares ou até mesmo e-mails formais. Cabe ao educador conhecer essa linguagem assim como o universo da internet e aguçar a curiosidade do educando para visitar outros sites, conhecer novas coisas, participar de fóruns e debates, utilizando a linguagem correta.

RESPOSTAS DA QUESTÃO 3 (NOSSA CHARGE)
GRUPO:


Esta charge mostra, num ano eleitoral e de forma simples, a situação da educação no país hoje e nos alerta para o futuro que se apresenta. A postura do aluno, seu olhar e o entorno (papéis jogados) indicam a degradação da educação.
Simultaneamente, o texto nos mostra os envolvidos (EU/ALUNO – TU/FAMÍLIA – ELES/INSTITUIÇÃO) e nos aponta uma crítica ao ensino da Língua Portuguesa representado por esta conjugação de verbos que costuma ser ensinada através da memorização (bem como a tabuada) uma prática comum, mas comprovadamente pouco eficiente não favorecendo avanços, nem emancipação, muito menos MUDANÇAS.

3 comentários:

Blog dos Amiguinhos da Educação disse...

Caros Amigos,

O trabalho ficou muito interessante. Gostei que tenham colocado a diverência do grupo na questão do "internetês", de fato esse assunto é polêmico e ainda vai gerar muita reflexão.
A charge que vocês escolheram é senscional e abordagem dada à ela foi muito interessante, pois, ao vê-la, não tinha pensado da forma como vocês colocaram. Show!!!!!

Sds,

André

PDuarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PDuarte disse...

Colegas,
Vocês foram muito criativos, adoramos! Parabéns!
Grupo Cabo Frio 40º- Paula e Eliana