RESPOSTAS DA QUESTÃO 1 (ESTRATÉGIA ADEQUADA?)
GRUPO:
O grupo pensa que sim. Avaliando todo o material e pensando mais especificamente nas aulas 4 e 5 foi possível identificar na diversidade de textos (quadrinhos, imagens, propaganda, letras de música, poesias, desenho animado..) uma prática pedagógica significativa para todos nós. À luz desta prática, vislumbramos mudanças de paradigmas em nós mesmos, educadoras/es, exercendo uma pedagogia que não seja indiferente às diferenças que permeiam a sala de aula no sentido de descobrirmos quem são os nossos alunos, através de todo o seu contexto reconhecendo-os como sujeitos históricos construtores de uma realidade social.
Conhecendo bem os conteúdos, cada aluno/sala de aula/escola é único/a e como diz Celso Antunes (casos, fábulas, anedotas ou inteligências, capacidades, competências. Petrópolis: Vozes, 2003, p.166-167) ...
"Todo professor é um empreiteiro de amanhãs. [...]
Deve ser sempre um intermediário entre a curiosidade e a resposta,
um propositor de enigmas, criador de desafios,
mensageiro de progresso, treinador de esperanças."
Que pode, desta forma garantir boas alternativas para uma aprendizagem e construção de conhecimento significativas.
RESPOSTAS DA QUESTÃO 2 (VÍDEO SOBRE INTERNETÊS)
GRUPO:
Nosso grupo divergiu nesta questão. Um componente acredita ser um absurdo a legenda em "informates" realizada pelo globo pelas seguintes razões: “Estes jovens terão condição de se comunicar em duas línguas? O português oficial e o "informates"? ; Não estaríamos criando imbecis sem capacidade de comunicação, uma vez que comunicação é se comunicar e ser entendido? ; Não estaríamos empobrecendo com isso nossa língua?”.
Os demais componentes acreditam que a iniciativa do canal de TV nada tem a ver com a desvalorização da língua portuguesa ou com o incentivo do uso da linguagem na internet. A emissora apenas observou o uso desta nova linguagem e fez um programa para o publico que já a utiliza. Quanto à linguagem utilizada na internet, acreditamos que usada com moderação em nada atrapalha o conhecimento da língua portuguesa. Afinal pessoas de todos os paises do mundo todo usam abreviações em chats. O que deve haver é um limite para que essa linguagem não ultrapasse as fronteiras da internet e venha a ser utilizada em cadernos escolares ou até mesmo e-mails formais. Cabe ao educador conhecer essa linguagem assim como o universo da internet e aguçar a curiosidade do educando para visitar outros sites, conhecer novas coisas, participar de fóruns e debates, utilizando a linguagem correta.
RESPOSTAS DA QUESTÃO 3 (NOSSA CHARGE)
GRUPO:
Esta charge mostra, num ano eleitoral e de forma simples, a situação da educação no país hoje e nos alerta para o futuro que se apresenta. A postura do aluno, seu olhar e o entorno (papéis jogados) indicam a degradação da educação.
Simultaneamente, o texto nos mostra os envolvidos (EU/ALUNO – TU/FAMÍLIA – ELES/INSTITUIÇÃO) e nos aponta uma crítica ao ensino da Língua Portuguesa representado por esta conjugação de verbos que costuma ser ensinada através da memorização (bem como a tabuada) uma prática comum, mas comprovadamente pouco eficiente não favorecendo avanços, nem emancipação, muito menos MUDANÇAS.
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3 comentários:
Caros Amigos,
O trabalho ficou muito interessante. Gostei que tenham colocado a diverência do grupo na questão do "internetês", de fato esse assunto é polêmico e ainda vai gerar muita reflexão.
A charge que vocês escolheram é senscional e abordagem dada à ela foi muito interessante, pois, ao vê-la, não tinha pensado da forma como vocês colocaram. Show!!!!!
Sds,
André
Colegas,
Vocês foram muito criativos, adoramos! Parabéns!
Grupo Cabo Frio 40º- Paula e Eliana
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