sexta-feira, 6 de junho de 2008

YouTube - Nois na Fita - Parte 7 - Leandro Hassum e Marcius Melhem

IAVM – QUINTO PERÍODO
Graduação – Pedagogia
Disciplina: Ensino da Língua Portuguesa: fundamentos e metodologia Professora: Monica Machado Guimarães de Magalhães
Disciplina:Ensino da Língua Portuguesa: fundamentos e metodologia

Grupo: Os Amiguinhos S/A

Integrantes:
André Luiz de Almeida Davila
Carlos Eduardo S. de Souza Silva
Glaucia Barcellos
Lúcia Nogueira Bezerra Ribeiro
Luiza Maria Dellatorre Silva
Tereza Renata Vaz Monteiro Dias

Antes de respodermos às questões, que tal ler o trecho do texto abaixo? A reflexão fica por conta de cada um....

“A literatura assume muitos saberes. Num romance como Robinson Crusoé, há um saber histórico, geográfico, social (colonial), técnico, botânico, antropológico (Robinson passa da natureza à Cultura. Se, por não sei que excesso de socialismo ou de barbárie, todas as nossas disciplinas devessem ser expulsas do ensino, exceto numa, é a disciplina literária que devia ser salva, pois todas as ciências estão presentes no monumento literário”.
Roland Barthes, na sua aula inaugural da Cadeira de Semiologia Literária no Collège de France em 1977.


Respostas:

1. Estratégia adequada? Sim.
Uma das principais características do EAD é que o professor só pode agir como mediador, uma vez que o aprendizado, a pesquisa, o estudo e a reflexão dependem do aluno. Dessa forma, o material foi muito adequado, trazendo textos deliciosos, entendimento sobre a gramática e sua utilização e estratégias para a aplicação na prática do que foi apresentado. Além disso, os chats foram muito eficientes e a interatividade foi uma importante aliada na construção do conhecimento.
Por fim, a aula presencial foi muito bem estruturada, permeando teoria e prática, mostrando, enfim, que ensinar/aprender a nossa língua pode ser saboroso e divertido.

2. Muito interessante a matéria mostrada no vídeo intitulada “a linguagem da internet”, pois o título já diz tudo: esta é uma linguagem criada para comunicação – informal – pela internet. Desse modo, vale ressaltar que esta linguagem já está estabelecida, sendo amplamente utilizada pelas pessoas que navegam pela web, ou seja: ela é uma realidade.
Podemos considerar a linguagem da web como um “neo-barbarismo”, um barbarismo intencional de desvio da grafia da norma culta, em nome de uma agilidade de conversação. Esse barbarismo traz características interessantes, pois o “erro” é intencional, transformando essa linguagem escrita em um código restrito aos que dela participam.
Voltando ao vídeo, o grupo acha interessante a estratégia da emissora em legendar os filmes na linguagem web. Ressaltando-se, entretanto, que se trata de uma estratégia mercadológica, pois a programação destina-se ao público jovem. Somos a favor da utilização dessa linguagem, sim, uma vez que ela atinge o propósito para qual foi criada, que é o de agilizar o processo de comunicação. Utilizá-la não é um atentado à nossa língua e/ou linguagem. Afinal, esse tipo de linguagem –escrita – não corrompe a linguagem falada, pois muitas das palavras utilizadas na linguagem web seriam impronunciáveis.
Cabe, por fim, ressaltar que essa linguagem é eficaz, achamos – como já dissemos – que é válido que o canal de TV se utilize dela, mas é importante – e muito importante – que o ensino da norma culta seja respeitado e valorizado, pois, mesmo na linguagem web, a comunicação só será eficaz se o agente souber utilizar e articular bem a norma culta.

3. O grupo escolheu um vídeo da dupla de humoristas “Nós na Fita”, onde eles brincam com a tautologia. O vídeo pode ser uma forma divertida de apresentar a matéria aos alunos.
Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-00dVAvVf88


YouTube - Nois na Fita - Parte 7 - Leandro Hassum e Marcius Melhem


"A anedota é a via principal que leva ao epicentro de um pensamento".
Michel Onfray, filósofo Frances.


O grupo escolheu este vídeo, por entender que ele pode ser um valioso e delicioso instrumento nas aulas de produção de texto.
Através dele, podemos mostrar aos alunos a adequação do uso de termos, palavras e expressões tão comuns no nosso dia a dia, mas, que ao serem usadas textualmente, podem comprometer a idéia principal da mensagem e nada melhor do que despertar a atenção dos alunos de forma divertida, como o vídeo apresenta.
Como sabemos, um dos objetivos da escola é a mediação para a formação de escritores competentes, habilitados a produzir textos organizados, claros e coerentes. Desenvolver a competência lingüística dos alunos para que possam se tornar escritores aptos a produzirem textos apropriados é, sem dúvida, uma das propostas mestras do ensino da língua portuguesa.
Mostrar ao aluno que é a partir do conhecimento da língua que ele poderá melhorar, permanentemente, suas produções e que a linguagem deve ser usada em diferentes tipos de situações sócias, é um objetivo que deve ser perseguido no ensino da língua portuguesa. Para isso, é necessário que se crie um instrumental que de subsídios para que o aluno possa desenvolver a habilidade de verificar se o próprio texto está confuso, ambíguo ou incompleto.
Nesse processo continuo de avaliação, desenvolverão a capacidade de por expressar por escrito idéias, relatos ou opiniões.
O que vivenciamos é que a língua não é só um processo de expressão, mas também de comunicação. Assim, na linguagem informal o indivíduo é livre (de uma certa maneira, pois toda linguagem inteligível é arbitrária) para usá-la. Porém, em situações formais é importante que ele conheça as regras que regem e ordenam esse sistema.
Nesse momento, a escola tem um importante papel a exercer, o de apresentar a língua padrão. Não negando a variedade lingüística existente, mas dando foco no mecanismo, na importância, no uso e na adequação da norma culta.
Não podemos esquecer que, em uma sociedade letrada com a nossa conhecer as regras do mundo lingüístico confere ao individuo um lugar especial nela. E dá a ele um instrumento valioso de expressão e posicionamento.
Assim percebemos que o ensino da norma da língua é essencial e deve propiciar situações onde ele possa operar concretamente. Dessa forma observando semelhanças e diferenças, comparando, relacionando seus elementos em diferentes contextos e situações o aluno vai se apossando da língua, que já é dele, na qual ele opera informalmente. E a partir do conhecimento, dentro dos limites impostos pela própria norma, que ele possa apropriar-se da palavra, como sujeito ativo e fazer pleno uso de sua capacidade comunicativa.
Finalizando, o grupo reforça que a escolha do vídeo, tratando a tautologia de uma forma caricata, é uma ferramenta divertida para a mediação do conhecimento e fixação do saber. Saber, aliás, que em sua etimologia vem de sapientia, saborear. Barthes encerrou a aula inaugural no Collège de France, dizendo que sua experiência em ensinar teria “nenhum poder, um pouco de saber, um pouco de sabedoria, e o máximo de sabor possível”.
Ensinar/aprender pode ser uma experiência saborosa.

Os amiguinhos

6 comentários:

Eliana Helena disse...

Incrível o vídeo usado pelo grupo. Fácil e divertido. Um ótimo pretexto pra aula. Muito bom!!!

Mônica disse...

Cometário do Grupo: Caio Lucas e Outros.
Integrantes:
Claudia Mara Antunes dos Santos
Jane Azevedo da Silva Ribeiro
Mônica de Menezes Couto
Simone Severino Fernandes do Nascimento

Difícil não comentar o material exposto pelo grupo.Observo que aproximar os conteúdos da vida e vice-versa é a maneira mais interessante para tornar a sala de aula num espaço/tempo de aprender , de se envolver.Aprender com o que observamos diariamente, os "currículos não-praticados" e sistematizar com a mediação dos professores. A vida é parte da escola e a escola é parte da vida.

Avida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Avida disse...

Comentário do grupo Força.
Genial!! Uma forma divertida e criativa para conduzir uma aula que propiciará a internalização do conteúdo de maneira espontânea.
Parabéns pelo trabalho!!
Segue o endereço de outro vídeo
"Assalto a Língua Portuguesa" com a mesma linguagem para nos divertirmos mais um pouco.

http://youtube.com/watch?v=ZzL0WuGeMTg

Grupo Reaprender disse...

Comentário do Grupo Reaprender:
Achamos o video do grupo muito interessante mostrando de uma forma dinamica e criativa como conduzir uma aula de lingua portuguesa ,onde o professor pode muito bem explora-la ,tornado-se uma aula prazerosa para os alunos .

Unknown disse...

Aprender pelo prazer é uma descoberta deliciosa pra ensinantes e aprendentes...
O que aprendemos em meio ao riso, não esquecemos jamais...
Parabéns ao grupo pelas escolhas, pelas respostas e reflexões oferecidas à nós!
Abçs,