sexta-feira, 6 de junho de 2008

GRUPO EDUCAÇÃO

Grupo Educação:Ana Marta de Seixas Valença, Claudia Paes Leme de Souza, Iaracema Schiavo, Márcia Pes Leme de Sá, Maria de Lourdes Araújo Santos e Rosane Guimarães Claudio


COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO


Acreditamos que a teoria é importante, pois fundamenta nossas ações, direciona nosso caminhar. As estratégias e alternativas expostas apresentam excelentes oportunidades para intermediar o trabalho de modo criativo e proveitoso para professor e aluno. Reconstruindo damos oportunidade ao aluno de fazer uma releitura do texto, estimulando-o em sua criatividade, a dar seu próprio significado à leitura que fez e, principalmente, rompemos com a organização linear da escola que limita a criatividade, a descoberta, o crescimento de nossos alunos.

A iniciativa do canal de TV vem comprovar a popularização deste dialeto e nos leva a refletir se este tipo de linguagem está empobrecendo o português ou influenciando na aprendizagem da língua. A seu favor temos uma comunicação rápida e dinâmica, apresentando uma grande criatividade, pois uma língua viva evolui e se transforma e, os adolescentes escrevem como talvez nunca tenham escrito.

Em contrapartida corremos o risco do “empobrecimento da língua”, pois o uso contínuo desse tipo de linguagem pode vir a fixar a grafia errada das palavras. Devemos respeitar esse tipo de linguagem, porém, considerá-la inofensiva o bastante para ser utilizada na mídia é duvidoso. Precisamos saber tirar proveito desse dialeto e a partir de textos, trabalhar com os alunos as diferenças, comparar a linguagem utilizada com o Português coloquial ensinando-lhes as variações linguisticas.


APRESENTANDO UMA TIRINHA...







A personagem Mafalda através dessa charge mostra uma prática de ensino totalmente descontextualizada da realidade. Ela mostra uma escola tradicional, onde não existe aplicação dos conhecimentos ensinados com a realidade do aluno.
Hoje precisamos transformar o estudo da língua portuguesa, o aluno possui um conhecimento armazenado, estamos na era da internet. “Assim, independentemente da importância do conteúdo programático a ser estudado, devemos ter em conta a necessidade de novas abordagens que levem em consideração o perfil destes novos alunos” (Apostila)
Qualquer pessoa pode aprender a escrever. Escrever se aprende escrevendo e reescrevendo. E a aprendizagem torna-se mais eficiente se vivenciada com prazer. Bill Gates afirma: “Os educadores serão facilitadores. Terão de se adaptar às mudanças. Aquele que trouxer energia e criatividade para sua aula prosperará”. (A estrada do futuro)
Sendo assim, a nossa tarefa como educadores é “traze-los para uma aprendizagem prazerosa e uma escola motivadora, que não os ensine somente a decifrar o código para repeti-lo, mas a descobrir a ‘poesia’ que existe por detrás de todas as palavras” (Apostila).
O grupo “Educação” acredita que o objetivo da escola é criar espíritos criativos, capazes de compreender e transformar a sociedade.





8 comentários:

Avida disse...

Comentário do Grupo Força ( Andreia)

Isso aí, concordo com vocês !!
É preciso ajudar os alunos a ler a vida.

Blog dos Amiguinhos da Educação disse...

Parabéns pelo trabalho.
Achei a frase de fechamento profunda, um concite à reflexão.

Sds,

André Davila

Lúcia Nogueira disse...

Parabéns, excelente trabalho. Precisamos mesmo fazer com que os alunos tenha uma leitura de mundo.

Blog dos Amiguinhos da Educação disse...

Incrível mesmo! Ler a vida é algo que s efaz até de olhos fechados ... o trabalho de vocês me lembrou o vídeo da fundação Petrobras exibido namatéria anterior; 'ler a vida!"
Parabéns.
Carlos Eduardo S. S. Silva

Unknown disse...

Muito boas as observações colocadas. Gostaria de acrescentar que mais do que (e além de) possibilitar alunos pensantes é mister garantir a COMUNICAÇÃO entre eles e a conciência de que a língua é força unificadora se existe um falante e um ouvinte em comunicação.

PDuarte disse...

Muito bom, o trabalho de vocês nos leva à reflexão. Parabéns!
Grupo Cabo Frio 40º - Paula e Eliana

Blog dos Amiguinhos da Educação disse...

Bastante significativo o texto do grupo. Nós, que estamos em sala de aula temos sentido diariamente a necessidade de sair do lugar de detentor do saber e passar para o lado daquele que provoca pessquisa,
estudo e conhecimento. nossos alunos são outros alunos que possuem outros saberes, outras necessidades e outros desejos. A escola precisa viver no tempo atual e preparar seus alunos para esses tempos.Gláucia Barcellos
Amiguinhos S/A

Blog dos Amiguinhos da Educação disse...

Bastante significativo o texto do grupo. Nós, que estamos em sala de aula temos sentido diariamente a necessidade de sair do lugar de detentor do saber e passar para o lado daquele que provoca pessquisa,
estudo e conhecimento. nossos alunos são outros alunos que possuem outros saberes, outras necessidades e outros desejos. A escola precisa viver no tempo atual e preparar seus alunos para esses tempos.Gláucia Barcellos
Amiguinhos S/A