sexta-feira, 6 de junho de 2008

Grupo: Recomeço

Integrantes do Grupo:
Alexandra Coelho Sorrentino
Marcia Cristina Lauria de Moraes Monteiro
Marly Carvalho Mattoso
Neuza Pereira Dias
Paulo Célio dos Santos


Estratégia adequada?

De acordo com as aulas 4 e 5 que nos dá a noção da realização de uma prática pedagógica do Ensino da Língua Portuguesa
de forma significativa,
fazendo com que reconheçamos as múltiplas possibilidades de mediação do professor, identificando as estratégias e as alternativas que aproxima, o texto do leitor-ator, percebemos que a estratégia utilizada é a afirmação de um fenômeno presente, mas que ainda precisa ser pesquisado melhor. A língua não é estática e como estabelece Soares ( 1993, apud Machado 2008 )
" (...) o direito que tem as camadas populares de apropriar-se do dialeto de prestígio, e fixar-se como objetivo leva os alunos pertencentes a essas camadas a dominá-lo, não para que se adapte às exigências de uma sociedade que divide e discrimina, mas para a participação e a luta contra as desigualdades sociais". Uma outra situação que poderia ser também exemplificada ocorre com o aprendizado dos cálculos, onde pessoas que apresentam dificuldades em realizar cálculos mentais simples ou ainda têm até dificuldades de registro dos cálculos, só conseguem operacionalizar números com a utilização da máquina de calcular.
Faz-se necessário, a compreensão da dinâmica da língua, pois erros, desvios e vícios de linguagem existem. No Brasil o índice de analfabetismo funcional é alarmante, e a falta de acesso à literatura é ainda prejudicada pelo fator econômico. Desta forma, o fenômeno que já está presente no contexto precisa ser conhecido, pois supor que seja possível ignorá-lo ou mesmo impedi-lo, torna-se mera utopia.
A estratégia da emissora, tirando o fato da conquista de audiência a qualquer custo, sinaliza um fenômeno que precisa ser melhor compreendido, dando-se condições que leitores compreendam e conheçam tantos os aspectos cultos da língua como suas peculiaridades, mas que este saber os conduza a uma visão consciente e cidadã de ser e estar no mundo.

Vale ainda ressaltar que ao adotar uma perspectiva social da linguagem, os PCN’s propõem que:
para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literário, o aluno deve ter meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se depara, na família, entre amigos, na escola, no mundo do trabalho. (p. 55)
Essa visão sócio-interacionista da aprendizagem reconhece que é por meio do engajamento em atividades socialmente compartilhadas que desenvolvemos a metaconsciência e as habilidades lingüísticas. Portanto, a escola deve oferecer ao aluno um contexto em que este possa articular conhecimentos e competências por meio de usos da linguagem em situações específicas, para realizar determinadas atividades sociais.




YouTube - Linguagem de Internet

Link: http://www.youtube.com/results?search_query=Linguagem+de+Internet&search_type
















Após assistirmos ao vídeo, e até ficar com algumas dúvidas de posicionamento, mas pensando profundamente nos estudos da apostila, colocamo-nos parcialmente a favor da iniciativa do canal de tevê. Vejamos: o foco de estudo da nossa apostila é a comunicação e de que maneira a mesma se dá. Viajamos através das várias variantes linguísticas, fossem de ordem econômica, social ou regional, não importa. Vimos que o mais importante é se fazer entender e entender o outro. E, retornando à Linguagem da Internet, ora, o nosso "você" de hoje, certamente soaria como um grande empobrecimento linguístico em décadas passadas, onde deveríamos usar o "vós mercê" e mais remotamente ainda, o "vossa mercê". Logo, o que hoje nos soa como escândalo ou perca da apropriação da língua, em breve e inevitavelmente, será fato cotidiano, queiramos ou não. É o progresso com suas mudanças. Mudanças essas que sempre procuram ir primeiro de encontro ao público jovem, pois era a esse segmento que a mensagem do canal de TV se dirigia em especial.
Mas, não nos esqueçamos que o professor da sociedade do conhecimento deve compreender que além de considerar a linguagem digital, também terá o desafio da ação docente da interconexão destas linguagens, incluindo a linguagem oral e escrita que acompanha historicamente o processo pedagógico de ensinar e aprender, é necessário uma prática pedagógica atualizada, que propicie aos alunos um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta.

Inserção de uma contribuição:

Sintaxe À Vontade
O Teatro Mágico
Composição: Fernando Anitelli
Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão
a partir de sempre toda cura pertence a nós
toda resposta e dúvida
todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
todo verbo é livre para ser direto e indireto
nenhum predicado será prejudicado
nem tampouco a vírgula, nem a crase nem a frase e ponto final!
afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas
e estar entre vírgulas pode ser aposto
e eu aposto o oposto que vou cativar a todos
sendo apenas um sujeito simplesum sujeito e sua oração
sua pressa e sua verdade,sua fé
que a regência da paz sirva a todos nós... cegos ou não
que enxerguemos o fato
de termos acessórios para nossa oração
separados ou adjuntos, nominais ou não
façamos parte do contexto da crônica
e de todas as capas de edição especial
sejamos também o anúncio da contra-capa
mas ser a capa e ser contra-capa
é a beleza da contradiçãoé negar a si mesmo
e negar a si mesmo
pode ser também encontrar-se com Deus
com o teu Deus
Sem horas e sem dores
Que nesse encontro que acontece agora
cada um possa se encontrar no outro
até porque...
tem horas que a gente se pergunta...
por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Comentário:

Nesse texto podemos percebermos que há uma vontade de se livrar das regras gramaticais, mas precisamos entender que a norma culta é o ponto de chegada ao processo de nivelamento e uniformização da língua que não podemos dispensar na escrita, portanto, transforma a cognição humana e a própria oralidade.
A escrita na norma culta inaugura uma situação prática de comunicação e interação radical, onde os discursos podem ser separados das circunstâncias particulares em que foram produzidos, criando condições de agenciamentos mais sincronizados no espaço e no tempo e admitindo-se a necessidade de precisão e exatidão para escrever, ela passa a influenciar as outras formas de expressão, tais como a fala, além da própria organização dos sistemas conceituais e de significação dos seus usuários.

3 comentários:

Avida disse...

Comentário do grupo Força ( Andreia).
Gostei muito da linguagem do texto.
Mostra uma comunicação poética, que nos leva a refletir onde se deve ou não empregar a norma culta porém,como ponto de partida para ampliar a discussão em torno do "certo e errado". A mensagem nos convida à protagonizar a nossa construção!! E temos um vocabulário tão extenso, que podemos substituir e transformar frases até que elas consigam expressar exatamente a nossa vontade !!

Parabéns!!!

Segue um endereço eletrônico de dicionário informal para enriquecer nossos estudos.

http://www.dicionarioinformal.com.br/

Unknown disse...

Adorei a contribuição do grupo....a leitura poética sensibiliza para trabalhar as questões apontadas (o certo e o errado na norma culta através da gramática textual) e as possibilidades de interpretação.

PDuarte disse...

Muito interessante a linguagem do texto. Parabéns!
Grupo Cabo Frio 40º - Paula e Eliana