Projeto Interdisciplinar – Ensino da Língua Portuguesa
Grupo Força:
Adrianne Ogêda Guedes
Andréia Reis Vidal
Claudia Franco Bernardes
Gleice Maira Fernandes Alves
Com isso, nas aulas 4 e 5, tivemos uma discussão mais prática que prolongamos em nosso espaço virtual da web ensino (fórum e chats) e aqui, em nosso blog, para reconhecermos as múltiplas possibilidades de mediação do professor, identificando as estratégias e as alternativas que, ao aproximarem o texto do leitor-ator, permitirão ao professor a realização de uma prática pedagógica significativa.
Estratégia adequada? Não sei...
Nada melhor do que estudar a língua por meio de experiências diversas de contato com a própria. Nesse sentido destaco o Blog em especial, como um instrumento muito interessante para essa disciplina.Os materiais indicados como o vídeo do youtube, as tiras da Mafada da Quino foram excelentes, pois assim refletimos sobre a língua explorando diversas linguagens e sendo provocados a refletirmos sobre questões contemporâneas.
A leitura do caderno foi leve,objetiva e sem excessos, com textos muito significativos de professores conceituados como Sérgio Nogueira e Pasquale Cipro Neto. As aulas 4 e 5, ajudaram a entender, que é possível trabalhar com o ensino fônico e o significativo, de forma que podemos interligá-los ou não,de acordo com a necessidade dos nossos alunos,como também trabalhar a gramática textual, pode ser uma maneira mais prazerosa e criativa para a criança. Destaco também,as dicas expostas nos quadrinhos que acompanham todo o caderno, que enriquece muito nossa aprendizagem, e o projeto interdisciplinar ,que nos fará refletir sobre o ensino da língua portuguesa e as diferentes linguagens, que certamente ampliará nosso conhecimento.A estratégia adotada foi adequada .
Assista ao vídeo abaixo e, depois, teça um comentário, colocando-se a favor ou contra a iniciativa do canal de TV. Utilize argumentos de nosso material para fundamentar-se.
YouTube - Linguagem de Internet
Acredito que linguagem é dinâmica, sofre modificações em função do curso da história, das múltiplas influências de um mundo em constante transformação. Ainda que a norma culta seja uma referência importante, não podemos considerar as diversas expressões e formas de falar como "menores" pois revelam as raízes históricas e culturais dos grupos humanos.
No caso do internetês, não acho "errado" que na internet esse português resumido e ortograficamente diferente da norma culta circule, no entanto não vejo a necessidade de utilizá-lo em filmes e outros suportes pois a idéia de "facilitar" a leitura dos jovens me parece restringir as experiências culturais dos jovens que precisam ser instigados a ampliar seus repertórios.
Acrescento a opinião de alguns jovens sobre tal legenda. A maioria disse, que é a favor do internetês sem excessos na internet, e confessam quanto ao filme que não conseguiram terminar de assistí-lo, pois a legenda dificultou o entendimento da mensagem.Entende-se com isso que há entre os jovens (o público alvo desta linguagem) uma moderação, citada no caderno através do texto do Prof. Sérgio Nogueira " O que é certo ou errado na Língua Portuguesa"(pág. 35).
A fim de enriquecer o nosso blog, encontre mais um vídeo, charge, texto ou relato de práticas de ensino da Língua Portuguesa...
Essa semana saiu no caderno de informática do jornal “O Globo”, informações sobre um projeto muito interessante da jornalista Sonia Rodrigues. Trata-se do projeto "Rio Briografias" cujo objetivo é promover a leitura literária com jovens do ensino médio. Vejam o trecho da reportagem: "Usando a tecnologia como um meio e não como um fim, Sonia desenvolveu o método Autoria, que usa técnicas de internet e jogos de roleplaying para estimular o amor ao texto. Os alunos inscrevem no site - www.autoria.com.br - e devem fazer o resumo de um livro de um desses autores: Machado de Assis, José de Alencar, Manuel Antonio de Almeida, Aluísio de Azevedo ou Graciliano Ramos. Feito o resumo, eles primeiro respondem a perguntas triviais sobre a história escolhida , e depois começam a trabalhar tramas alternativas, através de opões num formulário web”. Abaixo vejam que interessante o relato dos participantes!
http://www.youtube.com/watch?v=bDb5-4jG8sc
Lembre-se de comentar o material que você inserir e, também, o de, pelo menos, mais um grupo!
O Grupo Força identificou neste Projeto "Rio Biografias", o prazer que pode se tornar a construção do conhecimento.Através da leitura , as pessoas transformam conceitos,refletem seus atos,se tornam adeptos da reconstrução , a imaginação aflora a criatividade, ás vezes escondida e a grande maioria nem percebe que, estamos internalizando um enorme conhecimento inerente a nossa língua.
Mais projetos como este deveriam ser implantados pois, mesmo sendo otimista, no Brasil o hábito da leitura ainda é muito pequeno.Claro que isso ocorre devido ao interesse da maioria , que é outra história.
O vídeo "Interatividade e Literatura", nos permite assistir uma aula muito rica em todos os aspectos. Oportuniza a interatividade entre alunos e professores, a conhecerem suas idéias, ideais, pontos de vista, reflexões individuais, troca de saberes, uma comunicação ampla de seus conhecimentos que nasceu pela leitura de um texto que a jornalista intencionalmente recomendou por fazer parte do cotidiano da vida dos estudantes , que no vídeo apresentam-se expondo diversas interpretações sobre a história,suas reflexões, conclusões e a reconstrução com total liberdade, baseado na visão de cada um..
Atitudes como esta e tantas outras , nos incentivam e faz crer que é possível sim,realizar trabalhos sérios,criativos, prazerosos e inteligentes que tenham como objetivo desenvolver a construção dos saberes do indivíduo .E o desenvolvimento destes saberes passa pela comunicação, pelo uso da língua e da utilização das linguagens. E quanto maior o desenvolvimento dos alunos em leitores-autores, maior a chance de oportunidades iguais, de maior equilíbrio e direitos iguais.
2 comentários:
Achamos muito interessante o PROJETO RIO BIOGRAFIAS. O uso prático e útil da tecnologia por jovens em projetos escolares mostra que podemos avançar e utilizar ferramentas contemporâneas na sala de aula.
Colegas,
Achamos o trabalho muito bem elaborado. Parabéns!
Grupo Cabo Frio 40º - Paula e Eliana
Postar um comentário