Sobre o video "The machine is us"
O computador e a Internet são recursos já largamente utilizados na educação, como ferramenta de apoio aos professores ou como complemento e suporte ao estudo e pesquisa dos alunos. O video "The machine is us" mostra como a escrita se modificou a partir do momento em que passamos a interagir mais com o computador, e a compara com a escrita no papel. A escrita no computador permite interação mais imediata, e o compartilhamento de conhecimento e informações também ocorrem num tempo mais curto. E a tradução – A máquina somos nós – mostra a realidade de que a máquina é apenas uma ferramenta, que utiliza programas específicos, desenvolvidos por seres humanos para certas finalidades, entre elas a busca e a troca de informações.
O vídeo é mais um dos que analisa as mudanças trazidas pelos computadores e pela Internet à vida das pessoas, em vários aspectos, especialmente na construção coletiva da informação e do conhecimento. Ele aborda também que as informações armazenadas e transmitidas vão além da escrita, usando elementos que possam transmitir melhor o conteúdo, como imagens, videos, jogos, arquivos de som, etc, fazendo com que a informação atinja o maior número possível de pessoas.
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Sobre o projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”
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A internet melhorou o relacionamento das pessoas com a palavra escrita, seja no seu consumo, seja na sua produção.
Diante do mar de erros de Língua Portuguesa que encontramos em tantos blogs, fotologs, orkuts e congêneres, parece ridícula tal afirmativa.
Mas é o escritor Cristóvão Tezza (foto) - que também é professor da UFPR e um estudioso de lingüística -, em recente entrevista para o jornal literário Rascunho, quem diz.
Considero um total equívoco dizer que a internet faz com que os jovens escrevam de forma errada. No Brasil, por exemplo, saímos de uma era da televisão, que era totalmente ágrafa (vendo televisão, você não vê uma palavra escrita, só ouve). (…) O advento da internet foi uma explosão brutal no sentido contrário - qualquer página que você abre na internet está cheia de coisas escritas. Ou seja, a palavra escrita voltou para o palco. As pessoas estão voltando a escrever - chats, e-mails, blogs, etc. A escrita passou a ser o mediador de toda a comunicação, de todo o processo de informação. A palavra escrita voltou com toda força. É um absurdo encarar a internet como um problema. (…) Na minha experiência ao corrigir redações do vestibular da UFPR, em mais de 20 mil textos, não se encontra sequer uma abreviatura utilizada na comunicação na internet. (…) Acho que a internet está exigindo que as pessoas tenham de escrever cada vez melhor. A escrita voltou a ser um valor social. E quando isso acontece, todas as forças começam a trabalhar nessa direção.
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O computador e a Internet são recursos já largamente utilizados na educação, como ferramenta de apoio aos professores ou como complemento e suporte ao estudo e pesquisa dos alunos. O video "The machine is us" mostra como a escrita se modificou a partir do momento em que passamos a interagir mais com o computador, e a compara com a escrita no papel. A escrita no computador permite interação mais imediata, e o compartilhamento de conhecimento e informações também ocorrem num tempo mais curto. E a tradução – A máquina somos nós – mostra a realidade de que a máquina é apenas uma ferramenta, que utiliza programas específicos, desenvolvidos por seres humanos para certas finalidades, entre elas a busca e a troca de informações.
O vídeo é mais um dos que analisa as mudanças trazidas pelos computadores e pela Internet à vida das pessoas, em vários aspectos, especialmente na construção coletiva da informação e do conhecimento. Ele aborda também que as informações armazenadas e transmitidas vão além da escrita, usando elementos que possam transmitir melhor o conteúdo, como imagens, videos, jogos, arquivos de som, etc, fazendo com que a informação atinja o maior número possível de pessoas.
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Sobre o projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”
Ao trabalhar com um blog em uma disciplina do Curso de Pedagogia, os alunos do curso se vêem diante do desafio de aprender ainda mais a utilizar a Internet e descobrem que a interatividade gerada pelo blog leva a um conhecimento ainda mais amplo, pela cooperação e pela troca contínua de informações. Assim, abre-se mão da autoria, e surge a co-autoria e a construção conjunta e contínua de conhecimento, acompanhada de discussões e opiniões até mesmo divergentes, mas que só vem a enriquecer o debate, visto que aInternet proporciona contato com pessoas e profissionais de regiões e realidades distintas, que compartilham experiências.
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A Internet está acabando com a Língua Portuguesa.
MENTIRA!
MENTIRA!
A internet melhorou o relacionamento das pessoas com a palavra escrita, seja no seu consumo, seja na sua produção.
Diante do mar de erros de Língua Portuguesa que encontramos em tantos blogs, fotologs, orkuts e congêneres, parece ridícula tal afirmativa.
Mas é o escritor Cristóvão Tezza (foto) - que também é professor da UFPR e um estudioso de lingüística -, em recente entrevista para o jornal literário Rascunho, quem diz.
Considero um total equívoco dizer que a internet faz com que os jovens escrevam de forma errada. No Brasil, por exemplo, saímos de uma era da televisão, que era totalmente ágrafa (vendo televisão, você não vê uma palavra escrita, só ouve). (…) O advento da internet foi uma explosão brutal no sentido contrário - qualquer página que você abre na internet está cheia de coisas escritas. Ou seja, a palavra escrita voltou para o palco. As pessoas estão voltando a escrever - chats, e-mails, blogs, etc. A escrita passou a ser o mediador de toda a comunicação, de todo o processo de informação. A palavra escrita voltou com toda força. É um absurdo encarar a internet como um problema. (…) Na minha experiência ao corrigir redações do vestibular da UFPR, em mais de 20 mil textos, não se encontra sequer uma abreviatura utilizada na comunicação na internet. (…) Acho que a internet está exigindo que as pessoas tenham de escrever cada vez melhor. A escrita voltou a ser um valor social. E quando isso acontece, todas as forças começam a trabalhar nessa direção.
A charge mostra que o modo como a professora corrigiu o que o aluno disse pode desmotivá-lo a fazer novas construções e novas descobertas. Ela deveria valorizar o raciocínio do aluno, pois ele está demonstrando que conhece a gramátic, desconhecendo apenas as sutilezas da mesma, e é capaz de construir conhecimento, seguindo um raciocínio lógico e fazendo associações.
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3 comentários:
Grupo "As Pensantes".
Muito interessante essa charge!!! Sempre devemos valorizar a vivência, o raciocínio, os conhecimentos e o potencial de nossos alunos, em um processo de mediação entre aluno e novos conhecimentos.
Grupo Pedagogia
Essa charge nos leva a ver como realmente uma atitude errada pode levar a um desapontamento do aluno principalmente com a língua, que nesse caso específico fez uma ótima associação, mas necessita apenas de algum direcionamento.
Mas é o escritor Cristóvão Tezza (foto) - que também é professor da UFPR e um estudioso de lingüística -, em recente entrevista para o jornal literário Rascunho, quem diz.
Considero um total equívoco dizer que a internet faz com que os jovens escrevam de forma errada.
Concordo com a afirmativa do escritor Cristovão, pois de acordo com que aprendemos em Ensino da Lingua Portuguesa: Fundamentos e Metodologia podemos aproveitar o contexto apresentado pelo jovem para passar o conteúdo e fazer um
análise das diversas formas de utilização da lingua portuguesa de forma formal, informal Coloquial, semi-formal, coloquial tenso coloquial distenso.etc mostrando a variação de comunicação e a sua utilização de acordo com a ocasiao e a necessidade do comunicante.
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