sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Grupo pedagogia


Integrantes

Aline Massa Souto
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula
Rachel Cunha Assunção



Achei interessante começar o trabalho com a charge porque ela me remeteu à uma coisa muita interessante que é a capacidade que a língua portuguesa tem, que é de nos fazer voar, no sentido literal da palavra mesmo, onde podemos na verdade fazer qualquer coisa, o saber se expressar seja por que meio for traz uma riqueza que não pode ser expressa facilmente, mas que com a língua fica mais fácil de se tentar.
Esse menino da foto encontrou na leitura uma fonte de diversão que nos faz pensar que gostaríamos de que todo aprendizado pudesse ser dessa maneira. Felizmente a língua pode ser assim.







Comentário sobre o vídeo


Pensando a tecnologia, e para este caso a internet e suas ferramentas é possivel visualizar diversas transformaçoes que ela trouxe na forma de lidarmos com a construção de conhecimento, tornando a velocidade da informação em uma gama de subsidios para tomarmos ciencia do que acontece pelo mundo.

O mundo virtual tambem promoveu modificações na relação do público e privado, ao expor-se em blogs, fotologs, orkut, sites de relacionamento particularidades da vida de um individuo, colocando-as a vista de uma multidao de pessoas que podem a qualquer segundo clicar em uma pagina de web e ao mesmo tempo a esfera pública fica acessivel da poltrona de seu quarto, onde voce tem a um click diversos servicos, noticias e acervos.

A web é um reflexo da necessidade no mundo contemporaneo de ser criativo e multifacetado, fornecendo diversas ferramentas para o sujeito interagir e expor as suas ideias na internet. Da mesma forma expandiu a construcao de textos para alem das palavras, onde a imagem, e formas de comunicacao particular do mundo virtual permitem diversas construcoes de significados e de resignificacoes a partir do momento que temos uma gama de informacoes a nossa mão.

A web é dinamica, maleavel e exige de quem trabalhe nela as mesmas caracteristicas. é o instante da certeza e do erro que podem ser deletados com um click e recomeçados no instante seguinte.


Falando sobre o projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”.


Todas as formas de enriquecimento da pesquisa e informação é benéfico para os que estão assim inseridos, o blog de maneira específica trabalha com a forma de informação mais usada e que mais se desenvolveu e se desenvolverá ao longo de algum tempo, cada vez mais se ampliando e crescendo. Para nós que trabalhamos ou almejamos trabalhar com a educação é muito importante que vivenciemos isso de maneira prática , e esse trabalho com o blog em materias da graduação, nos dá essa possibiliddae de nos capacitarmos cada vez mais.



2 comentários:

As persistentes disse...

Interessante a imagem do menino que recorre ao livro para construir suas asas e voar...
Concordamos quando o grupo diz que a língua escrita nos faz voar. É através da leitura que fazemos vôos incríveis, seja na mágica da imaginação e fantasia seja no contato com as letras, com as palavras, com os textos. Bons leitores tornam-se bons escritores.
Assim, caminhamos numa leitura crítica de mundo.

sandra disse...

Adore a charge usada no trabalho!! Esse é o grande desafio do professor: fazer com que seus alunos sintam prazer na leitura a ponto de poder viajar no mundo do conhecimento....maravilhoso!!