terça-feira, 18 de novembro de 2008

Projeto de Língua Portuguesa.

Grupo "As pensantes".
Hanriete Araújo.
Marinalva Dias.
Rosane Henrique.
Rosilda Valpassos.
Vanessa Corrêa.
1.Comentário do vídeo da Professora ( "The Machine is us")
A utilização de informática no fazer pedagógico proporciona uma série de vantagens. O educando demonstra maior interesse pelos trabalhos propostos, por exemplo. A tecnologia causa mudanças tanto no que fizemos quanto no nosso comportamento, e nesta interação professor e alunos buscam com prazer novos conhecimentos ampliando cada vez mais os horizontes. E a utilização desse recurso deve ter como objetivo criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno processe a informação agregue-a e coloque-a em atividade mediante um desafio ou situação problema, ou seja, o computador precisa ser visto como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade, favorecendo as diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, numa proposta pedagógica que tenha como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado. Na pós-modernidade, é de suma importância que todos estejam conectados, a fim de produzir mais conhecimentos. Quanto mais acesso, melhor. Um indivíduo sem informação no mundo atual é um estranho ocupando o planeta Terra. Vivemos em um mundo globalizado, em que os indivíduos devem estar atentos a tudo, eles não podem viver isolados. A comunicação é a chave para sobrevivência. Para isso, temos os meios tecnológicos que nos auxiliam. Somos cada vez mais atraentes, quanto maior nossa capacidade de comunicação. E para atingir os nossos objetivos enquanto pedagogos, professores temos que saber fundamentar nossa prática através de coisas que os alunos gostem. Contextualizar é necessário, o professor atualizado leva em consideração as várias linguagens utilizadas, inclusive, no computador e suas ferramentas úteis para o desenvolvimento integral do aluno. Por intermédio do computador, podemos propor atividades que valorizem o conhecimento, que aumentam a auto-estima e que façam com que eles se valorizem como cidadãos. Sabemos que as crianças, como os adolescentes, ficam horas em frente a uma tela de computador, jogando, conversando em salas de bate-papo (chats) ou usando correios eletrônicos (e-mails). Por que, então, não aproveitar essa tecnologia em sala de aula? Neste caso, poderemos ganhar fortes subsídios para as atividades escritas. E é nesse contexto que as novas tecnologias, vêm dar um suporte ao educador. As ferramentas da informática podem tornar as aulas mais interessantes e, de certa forma, mais interativas. A arte de educar é o amor. É procurar fazer o melhor para si e para o aluno, assim ele será eternamente um estudante. Em nossa opinião não basta o professor ensinar o conteúdo, mas ensinar o educando a pesquisar. O mestre deve ser aquele que mostra o caminho e não aquele que trilha o caminho para o seu aluno passar.
2.Comentário sobre: O projeto de se trabalhar com um Blog numa disciplina de graduação em Pedagogia.
Acreditamos que o Blog valoriza o trabalho a partir do momento em que superamos a distância, melhoramos a expressão escrita, socializamos um espaço valioso de contribuições, onde tudo pode estar sendo visualizado e compartilhado por vários discentes e docentes internautas.
Por outro lado o professor blogueiro pode realizar trocas de experiências e aprendizado utilizando exercícios, desafios, mapas e ilustrações trazendo praticidade e dinâmica na evolução dos conteúdos propostos.
Como exemplos da funcionalidade dos Blogs podemos citar:
-Aproxima professores e alunos-Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno;
-Permiti maior reflexão sobre o conteúdo-Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensarem mais sobre o tema proposto;
-Mantém o professor atualizado-O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente atualização;
-Cria uma atividade fora do horário de aula-O estudo não fica restrito aos minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios, etc;
-Traz experiências de fora da escola-O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma;
-Divulga o trabalho do aluno e do professor-As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem;
-Permiti o acompanhamento-Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível só com as aulas;
-Ensina linguagem digital-Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

CHARGE

http://charges.uol.com.br/arquivo.php?busca=evolussaum

Comentário do grupo "As Pensantes":
Essa Charge é uma forma bem humorada de discussão do 'internetês' muito utilizado não apenas pelos jovens,mas por todos que querem simplificar a fala numa linguagem informal,em uma determinada circunstância:MSN,Orkut e bate papo em geral na rede.Esse tipo de linguagem (comunicação) faz parte do cotidiano dos que acessam a internet e suas ferramentas de entretenimento.Mas,nós,professores, não podemos julgar como certo ou errado,afinal de contas é essa a linguagem que eles (alunos) utilizam em seus acessos à "rede";temos,sim, que conscientizar nossos jovens a não utilizar o 'internetês' em escrita formal;há a necessidade do ensino da gramática normativa (norma padrão),que é valorizada pela sociedade. A moderação é fundamental no Ensino da Língua Portuguesa.

Apresentação do novo amiguinho da Turma da Mônica:Contextualizando os quadrinhos.
"A partir da edição da revista Cebolinha nº 221, a Turma da Mônica ganhou um novo amiguinho: o personagem Bloguinho, um garoto aficionado por Internet, que trará o “internetês”, língua utilizada no mundo virtual (salas de bate-papo, ICQ, Messenger, E-mail, entre outros), para as histórias em quadrinhos.
Logo na estréia, Bloguinho transforma as páginas da historinha numa grande salada de expressões “internéticas”, misturando às suas falas palavras como nick, chat, blz e emoticon, entre outras, até então de uso restrito dos internautas. Os personagens Cebolinha e Cascão, que foram os escolhidos para dar as boas-vindas ao Bloguinho, quase ficam malucos com tamanha novidade. Cebolinha acha a língua tão estranha, diferente e incompreensível que questiona se é grego. Cascão, querendo dar uma de amigo esperto, ainda responde: “Ai Cebolinha! Não me faça passar vergonha. Tá na cara que é francês”!
Irmão caçula do TV Luisão, personagem que não desgruda por nada da telinha, Bloguinho será responsável por trazer, apresentar e implementar esta nova língua aos leitores das historinhas de Mauricio de Sousa. Mesmo aqueles que já vivem a realidade do “internetês”, certamente irão aprovar este toque bem-humorado de inovação dos personagens da Turma da Mônica. E, para aqueles que, assim como o Cebolinha e o Cascão, ainda vêem o “internetês” como algo estranho, será uma portinha de entrada para a familiarização com as expressões dessa linguagem da “era digital da comunicação”.
Hoje, só no Brasil, esse código lingüístico atinge cerca de 7 milhões de usuários e, apesar de ser mais comum entre as crianças e os jovens, espalha-se rapidamente por toda a população. Apesar de muitas controvérsias se o “internetês” prejudica ou não o aprendizado do português, ele ganha mais adeptos a cada dia, como é o caso do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Ledo Ivo, de 80 anos, que diz aprovar essa nova língua fonética e econômica. Segundo ele, em entrevista ao Fantástico, na Rede Globo, o “internetês” tem muito a ver com as construções poéticas. “É praticamente a mesma linguagem que eu uso, porque a linguagem de poeta e a linguagem de criança é a mesma coisa. É uma linguagem cifrada”. O “imortal” ainda afirmou, no mesmo programa, que foi ao ar no dia 24 de outubro, não ter preferência por uma ou outra forma de expressão, “uma vez que é importante uma pessoa ser, no mínimo, bilíngüe”, disse em tom de brincadeira. "
Fonte:http://www.monica.com.br/mural/bloguinho.htm


3 comentários:

Unknown disse...

Comentário - Grupo Evolução
A charge apresenta de forma bem humorada problemas comuns no ensino da Língua Portuguesa, mostrando que, dependendo da situação, mesmo sem seguir a norma culta padrão, a comunicação é efetuada sem problemas no entendimento da mensagem, especialmente se os interlocutores pertencem ao mesmo grupo (ou tribo, como eles chamam). E mostra também que não é mais possível trabalhar a língua portuguesa ou qualquer outra disciplina, apenas com livros, conteúdos e regras estáticas. A Internet,mais do que qualquer outra tecnologia, tornou o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e as mudanças ainda mais rápidas. É, sem Dúvida, Uma grande EVOLUSSAUM!!!!!

Anônimo disse...

É isso mesmo, Marlem. Seu comentário é perfeito; hoje a importância está de fato na mensagem e no meio utilizado, e a conexão entre estes dois acaba fazendo com que o meio seja a própria mensagem. Mais do que nunca a ação de ensinar requer estar ciente disso e interagir neste processo, junto com os alunos.

Filó disse...

Comentário - Grupo Qual é o Nome
Muito interessante este material apresentado pelo grupo “As Pensantes” em que a Turma da Monica tem o seu mais novo personagem o Bloguinho que só vem confirmar que os computadores e a internet (que ficarão mais rápidos e agregarão várias mídias e possibilidades de uso) vieram para ficar e que daqui em diante nossa história será contada a partir dessas bases.
Trocar mensagens, músicas, comunicar-se via mensagens de texto, “blogar”, procurar assuntos de interesse na web, assistir TV, tudo ao mesmo tempo, esse é o perfil de “crianças multitarefas” que, cada vez mais cedo, começam a ter contato com as novas tecnologias e internet. Ao contrário dos “migrados”, esse perfil de crianças se caracteriza por serem “nativas” no ambiente digital.
Os professores foram pegos de surpresa com toda essa onda de tecnologia e é preciso capacitá-los pois ela parte do dia a dia de TODOS (crianças, adolescentes, adultos e professores), facilitando e melhorando o desempenho de Nativos ou Migrantes Digitais.
Com o papel cada vez mais importante no cenário da educação, a tecnologia não deve representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.