sexta-feira, 21 de novembro de 2008

RECONSTRUÇÃO DO TEXTO

Adaptação da obra Ubirajara, de José de Alencar, para quadrinhos, feita pelo aluno Thiago da Silva Machado. Colaboração de Franciane, Kátia e Jéssica.


Observamos que o professor da Língua Portuguesa utilizou a estratégia da reconstrução e reescrita, da obra Ubirajara de José de Alencar, na aula que rendeu esta história em quadrinhos.

Essa prática ofereceu aos alunos a oportunidade para expandirem o domínio da escrita. Eles vão assimilando as regras da composição de textos e, consequentemente, melhorando o desempenho na construção de redações.

Além do contato dos alunos com a leitura, despertou o interesse para continuarem a instrumentalizar-se mais na escrita.



Obs: Para melhor visualização da imagem, basta clicar com o botão esquerdo sobre ela.


O vídeo abaixo resume a importância do uso do blog no ensino da Pedagogia:





Grupo: As Persistentes
- Glauce Alves
- Isabella Ferreira de Mattos
- Sandra Eliane Ferreira de Mattos
- Valéria Pedro

3 comentários:

Vanessa Corrêa disse...

Grupo "As Pensantes"

Sem dúvidas a reescrita e reconstrução são recursos eficientes para o desenvolvimento da textualidade, leitura e escrita. O vídeo é uma forma excelente de mostrar o quanto é importante "sistematizar e fundamentar uma maneira transformadora de pensar e ensinar.”. Algo importantíssimo que encontramos neste vídeo é a inclusão, a participação e o envolvimento dos professores em prol da qualidade da educação buscando meios para desenvolver ações pedagógicas eficazes, interessantes e produtivas. Podemos ver que a visão dos “Professores Blogueiros” é atual e dinâmica sobre o processo ensino aprendizagem.

Grupo As Preciosas Eliana Alves , Eliane Horácio, Maria Preciosa Serpa, Viviane S.. Monteiro disse...

É com certeza o Blog quando utilizado como recurso didático pode ser muito útil, porém é preciso que o professor desejo realmente entender e aprender a utilizar este recurso.
Hoje a Universidade pode e deve preparar os futuros educadores para a utilização desta ferramenta e cabe aos professores que estão atuando hoje, aproveitarem as oportunidades oferecidas pelos pirgão ~públicos que estimulam o aprendizado, a capacitação e ir a luta desejando sinceramente aprender, sem preconceito.
É muito bom ter um espaço como este para discutirmos e aprendermos juntos
Abçs Grupo As Preciosas

Grupo Estudos disse...

Grupo Estudos

Achei muito interessante o vídeo, mostrando a importância de estarmos atualizados com as novas ferramentas disponíveis na Educação e abertos a utilizá-las neste processo. Muitas vezes, sabemos do que existe de novo mas ignoramos achando que não se encaixa no processo educativo e que não seria útil para nós. O Blog vem se mostrando uma ótima ferramenta educativa também. Na escola onde trabalho, criamos um Blog com os alunos para que eles possam trocar informações, redigir textos e comentários e pesquisar temas interessantes, aprendendo. Além disso, estamos nos comunicando com alunos de outros países que também possuem blogs para trocar conhecimento.