sábado, 22 de novembro de 2008

name="movie" value="http://www.youtube.com/v/KoPfmZf8AhA&hl=en&fs=1">

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

RECONSTRUÇÃO DO TEXTO

Adaptação da obra Ubirajara, de José de Alencar, para quadrinhos, feita pelo aluno Thiago da Silva Machado. Colaboração de Franciane, Kátia e Jéssica.


Observamos que o professor da Língua Portuguesa utilizou a estratégia da reconstrução e reescrita, da obra Ubirajara de José de Alencar, na aula que rendeu esta história em quadrinhos.

Essa prática ofereceu aos alunos a oportunidade para expandirem o domínio da escrita. Eles vão assimilando as regras da composição de textos e, consequentemente, melhorando o desempenho na construção de redações.

Além do contato dos alunos com a leitura, despertou o interesse para continuarem a instrumentalizar-se mais na escrita.



Obs: Para melhor visualização da imagem, basta clicar com o botão esquerdo sobre ela.


O vídeo abaixo resume a importância do uso do blog no ensino da Pedagogia:



video

Grupo: As Persistentes
- Glauce Alves
- Isabella Ferreira de Mattos
- Sandra Eliane Ferreira de Mattos
- Valéria Pedro

Projeto Interdisciplinar da lingua portuguesa.

Grupo positivo
Nome: Roberta Eversong Corrêa



Comentário do vídeo “the Machine is us”

O texto digitalizado é um privilégio da vida moderna para o homem moderno. Que otimiza em tempo real as atividades permitindo a melhoria na progamação das atividades. E todos os setores da sociedade, colocam na rede(internet) suas interessantes contribuições e necessárias para outros usuários. Sendo possível encontrar informações de todas as áreas de conhecimento, localizando em poucos instantes sobre um determinado assunto. Sendo assim, cada um que queira, tem uma oportunidade mais rápida e barata para lançar seus textos, idéias e crições, montando na internet, com um custo muito barato, dando oportunidade de trocas com os outros.

Comentário do projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “graduação em pedagogia”

A escola tem como dever preparar os alunos para uso do computador, preparando-os na construção do conhecimento. E com o uso do blog, pedagogos (alunos e professores), tem a possibilidade de acompanhar a sociedade , ampliando a visão educacional, textual e de leitura com a possibilidade de compartilhar informações em grande velocidade e abrangência. Evoluindo de forma rápida, colocando como um recurso do dia-a-dia, trazendo benefício para a vida,assimilando a evolução tecnológica e da sociedade. Os blogs são de importância na graduação também por interagir com imagens,textos,idéias,construções,recados, informações e colaborações, ensinando ferramentas de mídias, deixando os alunos atualizados.



Comentário do vídeo "Museu da Língua Portuguesa"

Usando-se as palavras é um modelo de comunicação concretizado.
Conhecendo a evolução do significado de uma palavra desde a sua origem. Com a possibilidade de se perceber as semelhanças e origens das línguas. As palavras são de grande importância que dispõe informações, identifica o tipo de linguagem. Usando-se as palavras, faz da língua portuguesa estruturas adequadas à produção da realidade, narrativa, tipo de linguagem reconhecendo a função de linguagem. Explorando a possibilidade da utilização para as atividades da língua Portuguesa. E que novamente com os dias atuais há o uso do computador para que de forma rápida o leitor acesse o que ele deseja de imediato.

Grupo pedagogia


Integrantes

Aline Massa Souto
Maria Candida Bandeira Lacerda de Paula
Rachel Cunha Assunção



Achei interessante começar o trabalho com a charge porque ela me remeteu à uma coisa muita interessante que é a capacidade que a língua portuguesa tem, que é de nos fazer voar, no sentido literal da palavra mesmo, onde podemos na verdade fazer qualquer coisa, o saber se expressar seja por que meio for traz uma riqueza que não pode ser expressa facilmente, mas que com a língua fica mais fácil de se tentar.
Esse menino da foto encontrou na leitura uma fonte de diversão que nos faz pensar que gostaríamos de que todo aprendizado pudesse ser dessa maneira. Felizmente a língua pode ser assim.







Comentário sobre o vídeo


Pensando a tecnologia, e para este caso a internet e suas ferramentas é possivel visualizar diversas transformaçoes que ela trouxe na forma de lidarmos com a construção de conhecimento, tornando a velocidade da informação em uma gama de subsidios para tomarmos ciencia do que acontece pelo mundo.

O mundo virtual tambem promoveu modificações na relação do público e privado, ao expor-se em blogs, fotologs, orkut, sites de relacionamento particularidades da vida de um individuo, colocando-as a vista de uma multidao de pessoas que podem a qualquer segundo clicar em uma pagina de web e ao mesmo tempo a esfera pública fica acessivel da poltrona de seu quarto, onde voce tem a um click diversos servicos, noticias e acervos.

A web é um reflexo da necessidade no mundo contemporaneo de ser criativo e multifacetado, fornecendo diversas ferramentas para o sujeito interagir e expor as suas ideias na internet. Da mesma forma expandiu a construcao de textos para alem das palavras, onde a imagem, e formas de comunicacao particular do mundo virtual permitem diversas construcoes de significados e de resignificacoes a partir do momento que temos uma gama de informacoes a nossa mão.

A web é dinamica, maleavel e exige de quem trabalhe nela as mesmas caracteristicas. é o instante da certeza e do erro que podem ser deletados com um click e recomeçados no instante seguinte.


Falando sobre o projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”.


Todas as formas de enriquecimento da pesquisa e informação é benéfico para os que estão assim inseridos, o blog de maneira específica trabalha com a forma de informação mais usada e que mais se desenvolveu e se desenvolverá ao longo de algum tempo, cada vez mais se ampliando e crescendo. Para nós que trabalhamos ou almejamos trabalhar com a educação é muito importante que vivenciemos isso de maneira prática , e esse trabalho com o blog em materias da graduação, nos dá essa possibiliddae de nos capacitarmos cada vez mais.



Grupo As Preciosas

Projeto Interdisciplinar : O Ensino da Língua Portuguesa

Grupo: AS VENCEDORAS

Elisabeth Olsen

Lenilce de Aquino

Lúcia Helena S. Jordão

Georgia A da S. Tavares



Comentário do Vídeo “The Machine is Us”

“A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a escrita, na definição de Lévy (1993) uma tecnologia da inteligência, fruto do trabalho do homem em transformar o mundo, e é também ferramenta desta transformação” (Leite, 2003, p.13)
“The Machine is Us” (a máquina é você), é um vídeo de quatro minutos e meio, a respeito da Web 2.0. Na onda da Web 2.0 e do CGM (Consumer Generated Media) este vídeo explica muito do que estamos passando no momento com a inovação da comunicação através da internet. Utilizando uma combinação de imagens bastante dinâmica, o vídeo examina as mudanças que a tecnologia online traz à interação humana, servindo como excelente sumário da evolução da World Wide Web e suas implicações sociais, econômicas e jurídicas.
A Internet é um recurso cada vez mais utilizado na educação seja pelos professores como ferramenta de apoio às suas disciplinas, seja pelos alunos como complemento e suporte ao auto-estudo. A evolução da Web (para aquilo a que vulgarmente denominamos por Web 2.0), utilizando tecnologias multimídia como suporte da informação, adiciona uma nova dimensão à Internet que vai muito para além de imagens com hipertexto formatado. A possibilidade de visualizar vídeo, consultar wiki's e fóruns, visitar blogues, etc., adiciona um variado leque de possibilidades que o professor e aluno podem utilizar enquanto ferramentas de apoio às suas aulas.
O indivíduo ao interagir com a máquina, é estimulado a pensar, querer e ser criativo. Além disso, o uso dos computadores estimula uma socialização, pois o indivíduo é incentivado a procurar alternativas para desafios que precisam ser solucionados, e pode encontrá-las com outros através de sugestões de resolução desses problemas.
O limite entre o que é adequado ou razoável em termos de tempo diante do micro é difícil de ser estabelecido em quantidade de horas. Porém, será importante considerar se o tempo gasto nesta atividade está interferindo significativamente na rotina normal da pessoa, no seu rendimento escolar ou profissional, nas atividades habituais e nas relações com os outros.


Comentário sobre “O projeto de se trabalhar com um blog na disciplina de graduação em pedagogia”.


Sabemos o quanto o contato de professores e alunos em sala de aula é importante, porém a expansão do ensino a distância já é uma realidade no mundo, daí a importância da utilização de novas ferramentas que facilitem esta interação milenar. A utilização de um blog no curso de graduação, em especial na disciplina de língua portuguesa é bem oportuno, pois facilita o alcance de um dos objetivos do ensino da língua portuguesa que é o de formar leitores com capacidade crítica. Através de uma linguagem dinâmica o Blog desperta o interesse e facilita a comunicação da turma fazendo conhecer o que professores e alunos pensam de forma civilizada e organizada,ampliando o conhecimento sobre temas específicos.


Charge:













Comentário da charge:

A charge acima faz referência a internetês, ou seja, a nova forma de escrever que os internautas encontraram para o nosso português. Abreviar as palavras para ganhar agilidade na hora de escrever já virou uma mania.
Cremos não haver problema em utilizar as abreviaturas, mas é importante que o aluno saiba quando pode ou não utilizá-la.
No universo da rede, isso facilita a comunicação, tornando-a mais ágil. Porém, em documentos, e-mails e em provas deve-se manter o uso formal da língua e entender a importância da língua na vida pessoal e profissional. A leitura ainda é a melhor forma de treinar a língua portuguesa.
Se às vezes já é difícil entender o que está escrito nos chats da rede mundial de computadores imagine assistir a um filme inteiro com legendas escritas desta forma. As pessoas devem ter consciência de que a língua requer cuidado e seriedade porque é ela quem ajuda a manter a identidade cultural de um povo. O século XXI é o da cultura e a internet faz parte desse movimento, mas o importante é saber usufruir corretamente dessas tecnologias.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Grupo Evolução - Língua Portuguesa

Sobre o video "The machine is us"

O computador e a Internet são recursos já largamente utilizados na educação, como ferramenta de apoio aos professores ou como complemento e suporte ao estudo e pesquisa dos alunos. O video "The machine is us" mostra como a escrita se modificou a partir do momento em que passamos a interagir mais com o computador, e a compara com a escrita no papel. A escrita no computador permite interação mais imediata, e o compartilhamento de conhecimento e informações também ocorrem num tempo mais curto. E a tradução – A máquina somos nós – mostra a realidade de que a máquina é apenas uma ferramenta, que utiliza programas específicos, desenvolvidos por seres humanos para certas finalidades, entre elas a busca e a troca de informações.
O vídeo é mais um dos que analisa as mudanças trazidas pelos computadores e pela Internet à vida das pessoas, em vários aspectos, especialmente na construção coletiva da informação e do conhecimento. Ele aborda também que as informações armazenadas e transmitidas vão além da escrita, usando elementos que possam transmitir melhor o conteúdo, como imagens, videos, jogos, arquivos de som, etc, fazendo com que a informação atinja o maior número possível de pessoas.

******************************************
Sobre o projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”

Ao trabalhar com um blog em uma disciplina do Curso de Pedagogia, os alunos do curso se vêem diante do desafio de aprender ainda mais a utilizar a Internet e descobrem que a interatividade gerada pelo blog leva a um conhecimento ainda mais amplo, pela cooperação e pela troca contínua de informações. Assim, abre-se mão da autoria, e surge a co-autoria e a construção conjunta e contínua de conhecimento, acompanhada de discussões e opiniões até mesmo divergentes, mas que só vem a enriquecer o debate, visto que aInternet proporciona contato com pessoas e profissionais de regiões e realidades distintas, que compartilham experiências.


******************************************
A Internet está acabando com a Língua Portuguesa.
MENTIRA!

A internet melhorou o relacionamento das pessoas com a palavra escrita, seja no seu consumo, seja na sua produção.
Diante do mar de erros de Língua Portuguesa que encontramos em tantos blogs, fotologs, orkuts e congêneres, parece ridícula tal afirmativa.
Mas é o escritor Cristóvão Tezza (foto) - que também é professor da UFPR e um estudioso de lingüística -, em recente entrevista para o jornal literário Rascunho, quem diz.
Considero um total equívoco dizer que a internet faz com que os jovens escrevam de forma errada. No Brasil, por exemplo, saímos de uma era da televisão, que era totalmente ágrafa (vendo televisão, você não vê uma palavra escrita, só ouve). (…) O advento da internet foi uma explosão brutal no sentido contrário - qualquer página que você abre na internet está cheia de coisas escritas. Ou seja, a palavra escrita voltou para o palco. As pessoas estão voltando a escrever - chats, e-mails, blogs, etc. A escrita passou a ser o mediador de toda a comunicação, de todo o processo de informação. A palavra escrita voltou com toda força. É um absurdo encarar a internet como um problema. (…) Na minha experiência ao corrigir redações do vestibular da UFPR, em mais de 20 mil textos, não se encontra sequer uma abreviatura utilizada na comunicação na internet. (…) Acho que a internet está exigindo que as pessoas tenham de escrever cada vez melhor. A escrita voltou a ser um valor social. E quando isso acontece, todas as forças começam a trabalhar nessa direção.

******************************************



A charge mostra que o modo como a professora corrigiu o que o aluno disse pode desmotivá-lo a fazer novas construções e novas descobertas. Ela deveria valorizar o raciocínio do aluno, pois ele está demonstrando que conhece a gramátic, desconhecendo apenas as sutilezas da mesma, e é capaz de construir conhecimento, seguindo um raciocínio lógico e fazendo associações.

******
************************************

Projeto interdisciplinar-Português

1.Comentário do vídeo da Professora ( "The Machine is us")

A aprendizagem virtual tem na interatividade uma das condições mais necessárias, e as tecnologias que utilizamos são apreciadas exatamente por se apresentarem como interativas.
Há muitos educadores que questionam a forma de interação com a máquina (computador, em rede ou não), argumentando que se trata de algo limitado ao que está programado, em um software ou em qualquer outro material de ensino disponibilizado. Mais uma vez, a questão deve levar em conta a natureza do que se pretende ensinar. Determinadas aprendizagens exigem mais do que uma interação, e sim uma comunicação entre pessoas, virtualmente possibilitada pelo ambiente tecnológico.
A qualidade dessa comunicação é algo a ser construído, não dependendo somente do meio utilizado: uma troca de mensagens por e-mail, as idéias expressadas num fórum de discussões, o modo de realizar um "chat" ou uma videoconferência tanto podem resultar numa rica exploração das possibilidades tecnológicas como limitar-se a uma comunicação fria e rotineira.
Um ambiente virtual de aprendizagem é algo mais do que a relação entre dois pólos, representados de um lado pelo aluno e de outro pelo professor. O que o caracteriza como tal é a rede informática, de alcance mundial, e consequentemente a possibilidade de acesso a uma quantidade literalmente infinita de informações, dentro da qual aquilo que oferece o ambiente do curso representa uma parte muito pequena. Esta parte, portanto, há que ser relevante no que propõe e coerente na forma como orienta. No entanto, o que assume importância crucial é a autonomia intelectual do aluno.





. 2.Comentário sobre: O projeto de se trabalhar com um Blog numa disciplina de graduação em Pedagogia.


Achei interessante esta idéia de trabalhar com um blog, na verdade eu tinha outra concepção sobre o blog porque nunca parei para ler um que realmente tivesse interesse.
Assim como para os alunos e como o professor o blog proporciona interesse e interação para ambos, que podem participar de fóruns e expor suas opiniões sem ficarem restritos à sala de aula.
Já que a Internet faz parte de nosso cotidiano e não temos como ficar fora de toda esta inovação, temos que tirar dela o melhor proveito possível.
A inclusão digital já é um fato e acredito que tem sido mais uma forma de linguagem da qual o mundo tem utilizado de forma mais freqüente.

Como meio de comunicação, a INTERNET contribui para interligar pessoas no mundo todo, possibilitando discussões sobre os mais diferentes assuntos. Diminui distâncias de tempo e espaço e reduz consideravelmente o custo em relação ao telefone ou quaisquer outros meios conhecidos.

A imediaticidade na troca de informações, onde pessoas que nunca se conheceram trocam e ampliam seus conhecimentos, contribuindo para otimizar o acesso aos recursos da Rede. Outro fator introduzido dentro desse modelo é que o sentido clássico do professor como proprietário do saber se torna desnecessário, mas extramamente útil na acepção da palavra, na medida em que se professa saber, socializando-o aos demais interessados.

Pois é precisamos sim de investimentos em creches assim como em todos os segmentos da educação. Dar condições para que o aluno freqüente a sala de aula e não desista, e que tenhamos mais educandos formados pelo menos com o nível médio completo.Só através da educação nossos bebês crescerão e se tornarão cidadãos ativos e conscientes.



Participantes do grupo:


Kelen Katia Pereira Tavares
Leocyr Paula Neves
Luciane Conceição da Silva
Renata Dias Batista






Olia ço ki maravilia!

Grupo: "Qual é o Nome?"

Integrantes:
Ana Maria Lopes do Couto Pinto
Elsa Antelo Duran
Luciane Prata Pessanha
Maria Filomena Lopes Apolinário

Posicionamento quanto ao vídeo "The Machine is us":


Não sabemos se essa evolução ou revolução será positiva para o desenvolvimento do ser no que tange à compreensão de sua própria língua. Se tudo isso será capaz de influenciar em nossa capacidade de se expressar e comunicar melhor.



Tememos pelo futuro, onde, os que dominarem aquilo que for considerado correto dominarão, também, os indivíduos, transformando a sociedade em uma classe de dominados e dominadores através da cultura. Mas qual cultura? O texto abaixo, com certeza nos levará a uma reflexão.






Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.



PRIMEIRO ANO

No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S“ e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S“ suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O "C" duro e o "QU“ em que o U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.



SEGUNDO ANO

Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado para "X“ e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe. Da mesma forma, o "G" ço çera uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G“ em "tigela", uza-çe o "J" pra façilitar ainda mais a vida da jente.



TERCEIRO ANO

No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.



QUARTO ANO

No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de falar xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.



QUINTO ANO

No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo. Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us advogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti.


Olia ço ki maravilia!



Postado por Luciane Prata, comentem por favor.



terça-feira, 18 de novembro de 2008

Projeto de Língua Portuguesa.

Grupo "As pensantes".
Hanriete Araújo.
Marinalva Dias.
Rosane Henrique.
Rosilda Valpassos.
Vanessa Corrêa.
1.Comentário do vídeo da Professora ( "The Machine is us")
A utilização de informática no fazer pedagógico proporciona uma série de vantagens. O educando demonstra maior interesse pelos trabalhos propostos, por exemplo. A tecnologia causa mudanças tanto no que fizemos quanto no nosso comportamento, e nesta interação professor e alunos buscam com prazer novos conhecimentos ampliando cada vez mais os horizontes. E a utilização desse recurso deve ter como objetivo criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno processe a informação agregue-a e coloque-a em atividade mediante um desafio ou situação problema, ou seja, o computador precisa ser visto como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade, favorecendo as diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, numa proposta pedagógica que tenha como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado. Na pós-modernidade, é de suma importância que todos estejam conectados, a fim de produzir mais conhecimentos. Quanto mais acesso, melhor. Um indivíduo sem informação no mundo atual é um estranho ocupando o planeta Terra. Vivemos em um mundo globalizado, em que os indivíduos devem estar atentos a tudo, eles não podem viver isolados. A comunicação é a chave para sobrevivência. Para isso, temos os meios tecnológicos que nos auxiliam. Somos cada vez mais atraentes, quanto maior nossa capacidade de comunicação. E para atingir os nossos objetivos enquanto pedagogos, professores temos que saber fundamentar nossa prática através de coisas que os alunos gostem. Contextualizar é necessário, o professor atualizado leva em consideração as várias linguagens utilizadas, inclusive, no computador e suas ferramentas úteis para o desenvolvimento integral do aluno. Por intermédio do computador, podemos propor atividades que valorizem o conhecimento, que aumentam a auto-estima e que façam com que eles se valorizem como cidadãos. Sabemos que as crianças, como os adolescentes, ficam horas em frente a uma tela de computador, jogando, conversando em salas de bate-papo (chats) ou usando correios eletrônicos (e-mails). Por que, então, não aproveitar essa tecnologia em sala de aula? Neste caso, poderemos ganhar fortes subsídios para as atividades escritas. E é nesse contexto que as novas tecnologias, vêm dar um suporte ao educador. As ferramentas da informática podem tornar as aulas mais interessantes e, de certa forma, mais interativas. A arte de educar é o amor. É procurar fazer o melhor para si e para o aluno, assim ele será eternamente um estudante. Em nossa opinião não basta o professor ensinar o conteúdo, mas ensinar o educando a pesquisar. O mestre deve ser aquele que mostra o caminho e não aquele que trilha o caminho para o seu aluno passar.
2.Comentário sobre: O projeto de se trabalhar com um Blog numa disciplina de graduação em Pedagogia.
Acreditamos que o Blog valoriza o trabalho a partir do momento em que superamos a distância, melhoramos a expressão escrita, socializamos um espaço valioso de contribuições, onde tudo pode estar sendo visualizado e compartilhado por vários discentes e docentes internautas.
Por outro lado o professor blogueiro pode realizar trocas de experiências e aprendizado utilizando exercícios, desafios, mapas e ilustrações trazendo praticidade e dinâmica na evolução dos conteúdos propostos.
Como exemplos da funcionalidade dos Blogs podemos citar:
-Aproxima professores e alunos-Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno;
-Permiti maior reflexão sobre o conteúdo-Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensarem mais sobre o tema proposto;
-Mantém o professor atualizado-O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente atualização;
-Cria uma atividade fora do horário de aula-O estudo não fica restrito aos minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios, etc;
-Traz experiências de fora da escola-O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma;
-Divulga o trabalho do aluno e do professor-As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem;
-Permiti o acompanhamento-Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível só com as aulas;
-Ensina linguagem digital-Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

CHARGE

http://charges.uol.com.br/arquivo.php?busca=evolussaum

Comentário do grupo "As Pensantes":
Essa Charge é uma forma bem humorada de discussão do 'internetês' muito utilizado não apenas pelos jovens,mas por todos que querem simplificar a fala numa linguagem informal,em uma determinada circunstância:MSN,Orkut e bate papo em geral na rede.Esse tipo de linguagem (comunicação) faz parte do cotidiano dos que acessam a internet e suas ferramentas de entretenimento.Mas,nós,professores, não podemos julgar como certo ou errado,afinal de contas é essa a linguagem que eles (alunos) utilizam em seus acessos à "rede";temos,sim, que conscientizar nossos jovens a não utilizar o 'internetês' em escrita formal;há a necessidade do ensino da gramática normativa (norma padrão),que é valorizada pela sociedade. A moderação é fundamental no Ensino da Língua Portuguesa.

Apresentação do novo amiguinho da Turma da Mônica:Contextualizando os quadrinhos.
"A partir da edição da revista Cebolinha nº 221, a Turma da Mônica ganhou um novo amiguinho: o personagem Bloguinho, um garoto aficionado por Internet, que trará o “internetês”, língua utilizada no mundo virtual (salas de bate-papo, ICQ, Messenger, E-mail, entre outros), para as histórias em quadrinhos.
Logo na estréia, Bloguinho transforma as páginas da historinha numa grande salada de expressões “internéticas”, misturando às suas falas palavras como nick, chat, blz e emoticon, entre outras, até então de uso restrito dos internautas. Os personagens Cebolinha e Cascão, que foram os escolhidos para dar as boas-vindas ao Bloguinho, quase ficam malucos com tamanha novidade. Cebolinha acha a língua tão estranha, diferente e incompreensível que questiona se é grego. Cascão, querendo dar uma de amigo esperto, ainda responde: “Ai Cebolinha! Não me faça passar vergonha. Tá na cara que é francês”!
Irmão caçula do TV Luisão, personagem que não desgruda por nada da telinha, Bloguinho será responsável por trazer, apresentar e implementar esta nova língua aos leitores das historinhas de Mauricio de Sousa. Mesmo aqueles que já vivem a realidade do “internetês”, certamente irão aprovar este toque bem-humorado de inovação dos personagens da Turma da Mônica. E, para aqueles que, assim como o Cebolinha e o Cascão, ainda vêem o “internetês” como algo estranho, será uma portinha de entrada para a familiarização com as expressões dessa linguagem da “era digital da comunicação”.
Hoje, só no Brasil, esse código lingüístico atinge cerca de 7 milhões de usuários e, apesar de ser mais comum entre as crianças e os jovens, espalha-se rapidamente por toda a população. Apesar de muitas controvérsias se o “internetês” prejudica ou não o aprendizado do português, ele ganha mais adeptos a cada dia, como é o caso do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Ledo Ivo, de 80 anos, que diz aprovar essa nova língua fonética e econômica. Segundo ele, em entrevista ao Fantástico, na Rede Globo, o “internetês” tem muito a ver com as construções poéticas. “É praticamente a mesma linguagem que eu uso, porque a linguagem de poeta e a linguagem de criança é a mesma coisa. É uma linguagem cifrada”. O “imortal” ainda afirmou, no mesmo programa, que foi ao ar no dia 24 de outubro, não ter preferência por uma ou outra forma de expressão, “uma vez que é importante uma pessoa ser, no mínimo, bilíngüe”, disse em tom de brincadeira. "
Fonte:http://www.monica.com.br/mural/bloguinho.htm


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O meio é a mensagem

Grupo: "As Três Mosqueteiras"

A acessibilidade à internet, no que diz respeito à troca de informações, está modificando as relações sociais globalmente, ainda que siga a fórmula básica da comunicação escrita e audiovisual: a da recepção passiva de informações.

The Machine is Us nos mostra um conceito novo - o da Web 2.0. Sua instantaneidade, entre outras possibilidades, aproxima os usuários. Este tipo de conexão permite a criação, troca ou edição de conteúdo em nichos diversos de atuação.

Para que ganhe força como forma efetiva de interação e fonte confiável, é preciso responsabilidade na geração e moderação deste conteúdo. É o que pretendemos com este blog em nosso curso, certo?

domingo, 2 de novembro de 2008

Vejam e comentem... "The Machine is us"

video