quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Olia ço ki maravilia!

Grupo: "Qual é o Nome?"

Integrantes:
Ana Maria Lopes do Couto Pinto
Elsa Antelo Duran
Luciane Prata Pessanha
Maria Filomena Lopes Apolinário

Posicionamento quanto ao vídeo "The Machine is us":


Não sabemos se essa evolução ou revolução será positiva para o desenvolvimento do ser no que tange à compreensão de sua própria língua. Se tudo isso será capaz de influenciar em nossa capacidade de se expressar e comunicar melhor.



Tememos pelo futuro, onde, os que dominarem aquilo que for considerado correto dominarão, também, os indivíduos, transformando a sociedade em uma classe de dominados e dominadores através da cultura. Mas qual cultura? O texto abaixo, com certeza nos levará a uma reflexão.






Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.



PRIMEIRO ANO

No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S“ e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S“ suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O "C" duro e o "QU“ em que o U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.



SEGUNDO ANO

Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado para "X“ e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe. Da mesma forma, o "G" ço çera uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G“ em "tigela", uza-çe o "J" pra façilitar ainda mais a vida da jente.



TERCEIRO ANO

No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.



QUARTO ANO

No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de falar xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.



QUINTO ANO

No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo. Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us advogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti.


Olia ço ki maravilia!



Postado por Luciane Prata, comentem por favor.



7 comentários:

Renata Dias Batista disse...

Muito bacana esta receita infalível!
Muito educadores vêem isto como uma receita a ser seguida, sem brincadeira nenhuma, mas acredito que quando o aluno tem a exata noção de como, para o quê e para quem escreve, ele não comete estes 'erros' grotescos.
Dá só uma lida neste site.
Instiga a saber mais sobre o assunto:
http://www.ufpe.br/nehte/noticia22.html

elsa (grupo Qual é o nome?) disse...

GRUPO- QUAL É O NOME?
A tecnologia é importante já que ela faz parte da vida dos estudantes de hoje, os NATIVOS DIGITAIS. Nós educadores não devemos temer aos novos tempos e jamais esquecer do nosso papel na escola: ENSINAR e APRENDER. Aprendemos quando ouvimos os nativos digitais, procurando conhecer o mundo e o estilo de vida deles, só assim poderemos definir um novo processo de ensino aprendizagem.
Querido educador, não DELETE esse momento da sua vida!

Rejane - Grupo Evolução disse...

Atualmente, entender o verdadeiro impacto da mídia na construção da personalidade e na cultura da pessoa, desde criança, e perceber as influências a subjetividade de crianças e adolescentes tem mobilizado não só profissionais de diversas formações, mas também em casa e em outros âmbitos sociais. O "internetês" tem causado vícios na linguagem entre crianças, adolescentes e adultos. Pais e educadores dever rever seus papéis e devem intervir no acesso à mídia, questionando e aproveitando os conteúdos veiculados. A tecnologia é importante sim, mas como tudo, deve-se haver uma atenção no que aquilo está acrescentando na formação do ser como cidadão.

Grupo : As Vencedoras disse...

Interessante a maneira como o grupo abordou o assunto.
Não há mais como voltar atrás em relação a utilização das novas tecnologias e principalmente a boa utilização da informática educativa.
O importante é ter consciência do cuidado com a língua que é a nossa identidade cultural.

Nossas produções disse...

"ERROS" grotescos?
Quem a 100 anos atrás imaginaria as mudanças já existentes em nossa língua hoje?
E as novas mudanças? Como nos apropriaremos dela?
Precisamos estar atentos.
A língua está em constante mudança como a nossa vida.
As mudanças são cada dia mais rápidas.
Não que eu hoje deseje esta realidade para nós, mas no futuro?... Tudo pode acontecer.
Infelizmente o site que você indicou está passando por ajuste e não pude visitá-lo, mas irei amanhã.

sandra disse...

Achei super interessante a maneira como abordaram o assunto da linguagem e tecnologia. Como lemos na apostila preparada pela nossa prof. sobre a linguagem e a gramática normativa, é muito difícil para o professor ter uma postura que seja o de não impor a forma correta da gramática, mas também não permitir certos barbarismos que comprometam a comunicação!!! Esse é o grande desafio....
Grupo: AS Mosqueteiras

Lux disse...

quem é o autor do texto?