Elisabeth Olsen
Lenilce de Aquino
Lúcia Helena S. Jordão
Georgia A da S. Tavares
Comentário do Vídeo “The Machine is Us”
“A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a escrita, na definição de Lévy (1993) uma tecnologia da inteligência, fruto do trabalho do homem em transformar o mundo, e é também ferramenta desta transformação” (Leite, 2003, p.13)
“The Machine is Us” (a máquina é você), é um vídeo de quatro minutos e meio, a respeito da Web 2.0. Na onda da Web 2.0 e do CGM (Consumer Generated Media) este vídeo explica muito do que estamos passando no momento com a inovação da comunicação através da internet. Utilizando uma combinação de imagens bastante dinâmica, o vídeo examina as mudanças que a tecnologia online traz à interação humana, servindo como excelente sumário da evolução da World Wide Web e suas implicações sociais, econômicas e jurídicas.
A Internet é um recurso cada vez mais utilizado na educação seja pelos professores como ferramenta de apoio às suas disciplinas, seja pelos alunos como complemento e suporte ao auto-estudo. A evolução da Web (para aquilo a que vulgarmente denominamos por Web 2.0), utilizando tecnologias multimídia como suporte da informação, adiciona uma nova dimensão à Internet que vai muito para além de imagens com hipertexto formatado. A possibilidade de visualizar vídeo, consultar wiki's e fóruns, visitar blogues, etc., adiciona um variado leque de possibilidades que o professor e aluno podem utilizar enquanto ferramentas de apoio às suas aulas.
O indivíduo ao interagir com a máquina, é estimulado a pensar, querer e ser criativo. Além disso, o uso dos computadores estimula uma socialização, pois o indivíduo é incentivado a procurar alternativas para desafios que precisam ser solucionados, e pode encontrá-las com outros através de sugestões de resolução desses problemas.
O limite entre o que é adequado ou razoável em termos de tempo diante do micro é difícil de ser estabelecido em quantidade de horas. Porém, será importante considerar se o tempo gasto nesta atividade está interferindo significativamente na rotina normal da pessoa, no seu rendimento escolar ou profissional, nas atividades habituais e nas relações com os outros.
Comentário sobre “O projeto de se trabalhar com um blog na disciplina de graduação em pedagogia”.
Sabemos o quanto o contato de professores e alunos em sala de aula é importante, porém a expansão do ensino a distância já é uma realidade no mundo, daí a importância da utilização de novas ferramentas que facilitem esta interação milenar. A utilização de um blog no curso de graduação, em especial na disciplina de língua portuguesa é bem oportuno, pois facilita o alcance de um dos objetivos do ensino da língua portuguesa que é o de formar leitores com capacidade crítica. Através de uma linguagem dinâmica o Blog desperta o interesse e facilita a comunicação da turma fazendo conhecer o que professores e alunos pensam de forma civilizada e organizada,ampliando o conhecimento sobre temas específicos.
Charge:
Comentário da charge:
A charge acima faz referência a internetês, ou seja, a nova forma de escrever que os internautas encontraram para o nosso português. Abreviar as palavras para ganhar agilidade na hora de escrever já virou uma mania.
Cremos não haver problema em utilizar as abreviaturas, mas é importante que o aluno saiba quando pode ou não utilizá-la.
No universo da rede, isso facilita a comunicação, tornando-a mais ágil. Porém, em documentos, e-mails e em provas deve-se manter o uso formal da língua e entender a importância da língua na vida pessoal e profissional. A leitura ainda é a melhor forma de treinar a língua portuguesa.
Se às vezes já é difícil entender o que está escrito nos chats da rede mundial de computadores imagine assistir a um filme inteiro com legendas escritas desta forma. As pessoas devem ter consciência de que a língua requer cuidado e seriedade porque é ela quem ajuda a manter a identidade cultural de um povo. O século XXI é o da cultura e a internet faz parte desse movimento, mas o importante é saber usufruir corretamente dessas tecnologias.
3 comentários:
grupo positivo:Roberta Eversong
O que venho percebendo no uso das conversas entre as pessoas é que essas abreviações principalmente para o público adolescente que ainda estão em processo de aprendizagem da lígua portuguesa,é que eles estão cada vez mais errando ou tendo dificuldades de escrever o certo quando tem que ser escrito. Isto acaba piorando a qualidade da escrita dessas pessoas.
Por mais que seja uma foma rápida de se escrever, de conversar pela internet, as pessoas sabem diferenciar. Quando enviamos um e-mail em local de trabalho, há uma consciência de que tem que ser uma escrita formal, diferente de um e-mail pessoal.
Esta nova linguagem, o internetês, faz parte do cotidiano de muitos jovens, e imagino que eles também saibam diferenciar.
Quando escrevemos, é exatamente o que falamos. Ninguém fala "vc" ao invés de "você"! Por isto acredito que as pessoas saibam diferenciar a escrita ao ambiente que se encontra.
Algo que vi e achei interessante foi um canal da TV por assinatura, que em certos horários exibiam filmes com legendas escritas com estas palavras abreviadas. Sinceramente, quem não está acostumado, estranha ao ver!
Grupo Evolução
Postar um comentário