1.Comentário do vídeo da Professora ( "The Machine is us")
A aprendizagem virtual tem na interatividade uma das condições mais necessárias, e as tecnologias que utilizamos são apreciadas exatamente por se apresentarem como interativas.
Há muitos educadores que questionam a forma de interação com a máquina (computador, em rede ou não), argumentando que se trata de algo limitado ao que está programado, em um software ou em qualquer outro material de ensino disponibilizado. Mais uma vez, a questão deve levar em conta a natureza do que se pretende ensinar. Determinadas aprendizagens exigem mais do que uma interação, e sim uma comunicação entre pessoas, virtualmente possibilitada pelo ambiente tecnológico.
A qualidade dessa comunicação é algo a ser construído, não dependendo somente do meio utilizado: uma troca de mensagens por e-mail, as idéias expressadas num fórum de discussões, o modo de realizar um "chat" ou uma videoconferência tanto podem resultar numa rica exploração das possibilidades tecnológicas como limitar-se a uma comunicação fria e rotineira.
Um ambiente virtual de aprendizagem é algo mais do que a relação entre dois pólos, representados de um lado pelo aluno e de outro pelo professor. O que o caracteriza como tal é a rede informática, de alcance mundial, e consequentemente a possibilidade de acesso a uma quantidade literalmente infinita de informações, dentro da qual aquilo que oferece o ambiente do curso representa uma parte muito pequena. Esta parte, portanto, há que ser relevante no que propõe e coerente na forma como orienta. No entanto, o que assume importância crucial é a autonomia intelectual do aluno.
. 2.Comentário sobre: O projeto de se trabalhar com um Blog numa disciplina de graduação em Pedagogia.
Achei interessante esta idéia de trabalhar com um blog, na verdade eu tinha outra concepção sobre o blog porque nunca parei para ler um que realmente tivesse interesse.
Assim como para os alunos e como o professor o blog proporciona interesse e interação para ambos, que podem participar de fóruns e expor suas opiniões sem ficarem restritos à sala de aula.
Já que a Internet faz parte de nosso cotidiano e não temos como ficar fora de toda esta inovação, temos que tirar dela o melhor proveito possível.
A inclusão digital já é um fato e acredito que tem sido mais uma forma de linguagem da qual o mundo tem utilizado de forma mais freqüente.
Como meio de comunicação, a INTERNET contribui para interligar pessoas no mundo todo, possibilitando discussões sobre os mais diferentes assuntos. Diminui distâncias de tempo e espaço e reduz consideravelmente o custo em relação ao telefone ou quaisquer outros meios conhecidos.
A imediaticidade na troca de informações, onde pessoas que nunca se conheceram trocam e ampliam seus conhecimentos, contribuindo para otimizar o acesso aos recursos da Rede. Outro fator introduzido dentro desse modelo é que o sentido clássico do professor como proprietário do saber se torna desnecessário, mas extramamente útil na acepção da palavra, na medida em que se professa saber, socializando-o aos demais interessados.
A aprendizagem virtual tem na interatividade uma das condições mais necessárias, e as tecnologias que utilizamos são apreciadas exatamente por se apresentarem como interativas.
Há muitos educadores que questionam a forma de interação com a máquina (computador, em rede ou não), argumentando que se trata de algo limitado ao que está programado, em um software ou em qualquer outro material de ensino disponibilizado. Mais uma vez, a questão deve levar em conta a natureza do que se pretende ensinar. Determinadas aprendizagens exigem mais do que uma interação, e sim uma comunicação entre pessoas, virtualmente possibilitada pelo ambiente tecnológico.
A qualidade dessa comunicação é algo a ser construído, não dependendo somente do meio utilizado: uma troca de mensagens por e-mail, as idéias expressadas num fórum de discussões, o modo de realizar um "chat" ou uma videoconferência tanto podem resultar numa rica exploração das possibilidades tecnológicas como limitar-se a uma comunicação fria e rotineira.
Um ambiente virtual de aprendizagem é algo mais do que a relação entre dois pólos, representados de um lado pelo aluno e de outro pelo professor. O que o caracteriza como tal é a rede informática, de alcance mundial, e consequentemente a possibilidade de acesso a uma quantidade literalmente infinita de informações, dentro da qual aquilo que oferece o ambiente do curso representa uma parte muito pequena. Esta parte, portanto, há que ser relevante no que propõe e coerente na forma como orienta. No entanto, o que assume importância crucial é a autonomia intelectual do aluno.
. 2.Comentário sobre: O projeto de se trabalhar com um Blog numa disciplina de graduação em Pedagogia.
Achei interessante esta idéia de trabalhar com um blog, na verdade eu tinha outra concepção sobre o blog porque nunca parei para ler um que realmente tivesse interesse.
Assim como para os alunos e como o professor o blog proporciona interesse e interação para ambos, que podem participar de fóruns e expor suas opiniões sem ficarem restritos à sala de aula.
Já que a Internet faz parte de nosso cotidiano e não temos como ficar fora de toda esta inovação, temos que tirar dela o melhor proveito possível.
A inclusão digital já é um fato e acredito que tem sido mais uma forma de linguagem da qual o mundo tem utilizado de forma mais freqüente.
Como meio de comunicação, a INTERNET contribui para interligar pessoas no mundo todo, possibilitando discussões sobre os mais diferentes assuntos. Diminui distâncias de tempo e espaço e reduz consideravelmente o custo em relação ao telefone ou quaisquer outros meios conhecidos.
A imediaticidade na troca de informações, onde pessoas que nunca se conheceram trocam e ampliam seus conhecimentos, contribuindo para otimizar o acesso aos recursos da Rede. Outro fator introduzido dentro desse modelo é que o sentido clássico do professor como proprietário do saber se torna desnecessário, mas extramamente útil na acepção da palavra, na medida em que se professa saber, socializando-o aos demais interessados.
Pois é precisamos sim de investimentos em creches assim como em todos os segmentos da educação. Dar condições para que o aluno freqüente a sala de aula e não desista, e que tenhamos mais educandos formados pelo menos com o nível médio completo.Só através da educação nossos bebês crescerão e se tornarão cidadãos ativos e conscientes.
Participantes do grupo:
Kelen Katia Pereira Tavares
Leocyr Paula Neves
Luciane Conceição da Silva
Renata Dias Batista
4 comentários:
Todos os educadores devem estar atentos às novas tendências/tecnologias e saber utilizá-las, não se tornando meros repetidores,mas sim transformadores.
Para complementar este trabalho, sugiro assistir este pequeno vídeo que eu penso ser uma boa reflexão quanto ao uso das tecnologias e se nós, educadores, estamos preparados ou pelo menos dispostos a aprender utilizá-las e satisfazer as necessidades destes novos estudantes.
http://br.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4
Investimento é necessário mesmo, e desde cedo como vocês escreveram e ilustraram! A realidade é que o mundo fora da escola está muito mais dinâmico, divertido e interativo. A informação chega antes mesmo de ser comentada em sala de aula. A qualidade é um alvo a ser alcançado com participação, dedicação, comunicação e diálogo, interagindo e contextualizando conhecimentos e informações, onde a “educação bancária” não é mais coerente com a nossa realidade e necessidades.
Grupo "As Pensantes".
O nome do Grupo do trabalho acima é:
MLP Macaé
Fico muitíssimo animada em fazer parte ded todo esse processo de evolução acelerada que estamos passando na atualidade.
Como tudo no mundo possui duas faces (a positiva e a negativa), cabe a nós, seres humanos pensantes, atuantes e transformadores da nossa realidade, aproveitarmos de forma positiva as novidades que a evolução tecnológica nos traz.
Como educadores, devemos estar atentos a tudo que nos rodeia, aproveitando no processo de ensino-aprendizagem toda a tecnologia a nosso dispor. Já que os seres humanos tendem a inclinar-se para aquilo que lhe dá prazer, a Internet por ser uma ferramenta com ilimitado potencial de entretenimento e comunicação, torna-se indispensável para a construção de cidadãos pensantes, críticos, com interesses pela pesquisa e pela transformação da nossa sociedade.
Sabemos que as máquinas não pensam, então, cabe a nós fazermos bom uso delas, já que existem para trazer qualidade de vida e tornar mais fácil as nossas necessidades de sobrevivência e convivência em sociedade.
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