sexta-feira, 5 de junho de 2009

Assalto a Língua Portuguesa


vídeo no YouTube de Os Melhores do Mundo no Jô Soares!

Os Melhores do Mundo é um grupo de humor, como dará para perceber no video. E apresentam nesta aparição - no Programa do Jô - uma esquete: O Assalto a Língua Portuguesa. A cena tem polícia e bandido, e é de um assalto com reféns. A polícia cerca. O bandido tenta negociar. Mas a negociação fica difícil, já que o bandido vai ficando muito irritado com os assaltos que os policiais fazem a língua portuguesa a cada tentativa de abordagem. Então, o assaltante decide que a cada erro de português ele “matará” um refém [platéia do programa], montando assim um jogo. Os policiais se esmeram, tentam os plurais e concordâncias, mas erram muito. Até que num determinado momento, o próprio assaltante também erra, e resignado, se mata por indesculpável descuido.
O humor é uma ferramenta poderosa. Aprender brincando, rindo, se divertindo! [e com pessoas inteligentes e de rapidez de raciocínio!]. E se isso vem anexado a informação, conteúdo, crítica, melhor ainda. A cena é urbana e, infelizmente, corriqueira porque está nos noticiários e jornais: a violência, a ignorância e o despreparo. Mas o humor transforma em riso e critica para fazer pensar na situação social e ainda na nossa tão maltratada língua portuguesa, literalmente assaltada.

3 comentários:

Lux disse...

No video apresentado é feita uma sátira com relação ao uso coloquial da lingua portuguesa. É tocante a referência de muitas associações de gêneros, onde o exemplo do assalte, socialmente concebido como um indivíduo desprovido de um conhecimento formal e moral, comprova nesta peça, o saber aplicado numa cultura quanto a norma e regra da lingua. Enquanto os policiais, padecem deste conhecimento formal, tendo os vícios de linguagem como o ideal a ser empregado.
[comentário do grupo floresta]

As Estrelas disse...

O trabalho postado pelo Grupo Inteligências traçou uma comparação entre o vídeo “Assalto a língua portuguesa” e a disciplina Língua Portuguesa, sendo o vídeo em tela uma enquete apresentada no programa do Jô Soares, pela Cia de Atores Os melhores do Mundo.
Este vídeo mostra, de uma maneira satirizada, o quanto é comum, para algumas pessoas, proferir palavras com erros gramaticais; e o quanto, à contra partida, incomoda algumas pessoas ouvi-las.
Traçando um comparativo entre o vídeo “A máquina somos nós” e “Assalto a língua portuguesa” conclui-se que é possível modificar a maneira como se fala e escreve, cabendo a cada pessoa a forma e o cuidado de se comunicar.

Grupo Fé em Deus disse...

Otimo vídeo! Mostra de uma forma engraçada como nossa linguagem falada é distante da linguagem escrita.
Este vídeo também pode ser utilizado como ótimo recurso para o professor trabalhar em sala de aula o uso da línguabem como sua adequação às diferentes situações e contextos.