sábado, 6 de junho de 2009

Grupo Global






Instituto A Vez do Mestre
Disciplina: Ensino da língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologia Grupo Global : Ana Luzia Soares
Benício Dias
Sandra Carla
Luciana Negrão
Sandra Oliveira.

A tirinha foi retirada do site Tiras do Euricefalo. E mostra que a criança tenta , do jeito dela , demostrar à professora que não sabe desenhar. No entanto, não esperava que a professora a avaliasse , também, por sua originalidade.Mesmo sendo um texto em tirinhas, desenvolveu a narrativa dentro do raciocínio da lógica da criança.Tendo os elementos responsáveis pela textualidade e apresentando uma forma verbal e texual com unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.




Todo gênero textual tem a sua funcionalidade no dia-a-dia. Na sala de aula, a tirinha é um recurso bastante eficaz, pela sua característica humorística, por ter um roteiro muitas vezes curioso, por ter personagens cativantes, por ser construído por diálogos que lembram os diálogos possíveis no dia-a-dia (possibilitando um olhar entre as relações de oralidade-escritura) e por ter uma história curta, que não solicitará do aluno um tempo maior para se fazer a leitura. Desse modo, a tirinha promove um maior interesse por parte dos alunos e ao mesmo tempo, trabalha a linguagem de forma geral.
Com as tirinhas, pode-se escolher conteúdos propriamente lingüísticos, seguindo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, para se trabalhar análise lingüística, leitura e interpretação textual.



Nenhum comentário: