sexta-feira, 5 de junho de 2009

Grupo FLORESTA



Integrantes do Grupo: Adriana Martins de Freitas Cristina Pereira Grijó Eveline Teixeira Ferreira Marcelo de Almeida Martins Raquel Lopes Aleluia.



COMENTÁRIO SOBRE O VIDEO "The Machine is US"


O video mencionado demonstra as diverficadas formas de se registrar os significados e significantes da lingua portuguesa, inclusive, dando ênfase a evolução dos textos, como prosas, rimas, frases curtas e hipertextos.

A linguagem não é feita somente de textos, mas correlaciona imagens que transmitam um contexto informativo, abrangendo a capacidade do leitor de interpretar e discernir a comunicação

.

COMENTÁRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE "BLOG" NO CURSO DE PEDAGOGIA

Tecendo Interação = Conhecimento


A tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas, principalmente quando ela é tecida através de uma ferramenta que proporciona interação entre os indivíduos envolvidos e consequentemente o conhecimento, por isso, podemos dizer que a utilização do “blog” na formação do pedagogo faz com que barreiras sejam quebradas e aproxima os colegas de turma e o educador, sendo estabelecido um espaço onde todos aprendam e aceitem a opinião dos outros.


Além disso, a aproximação da sua própria realidade, contexto em que a tecnologia faz-se presente em todos os lugares por onde, ela vai, é de grande valia para que este cidadão seja atualizado, informado e crítico.


A ferramenta “blog” auxilia o processo de ensino aprendizagem em qualquer disciplina do Curso de Pedagogia, pois oferece grandes subsídios para construção lógica de do currículo, ao qual o curso se baseia.


A troca entre saberes ocasiona a socialização dos pedagogos, ultrapassando rupturas de paradigmas existentes, dinamizando assim mudanças e transformações necessárias para concretização da Educação.


No entanto a criticidade necessária para filtrar informações recebidas, como objetivo de formar cidadãos capazes de sobressaírem diante da sociedade do conhecimento, salientando a responsabilidade de cada um, deve compor os objetivos para o ensino da tecnologia, enriquecendo o âmbito educacional, proporcionando um processo ativo e ligado as motivações externas e internas de cada sujeito.


LINGUAGEM NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA















Estas imagens nos mostram erros ortográficos que podem ser considerados gravíssimos, se comparados a norma culta da lingua portuguesa. Entretanto nos denuncia a carência existente do ensino da lingua, quanto a correlação feita no cotidiano.



CHARGE E EDUCAÇÃO















A charge é uma maneira de representarmos as formas técnicas de comunicação dentro de um contexto sublimado da lingua portuguesa. Ou seja, exclusiva para os que não fazem parte do contexto.

VIDEO SOBRE A REFORMA ORTOGRÁFICA





Este video é interessante, pois de uma maneira singular, auxilia as alterações existentes na forma e regra escrita da lingua portuguesa. A fim de orientar a nova condição da lingua.

COMENTÁRIO DO BLOG "ASSALTO A LINGUA PORTUGUESA"

No video apresentado é feita uma sátira com relação ao uso coloquial da lingua portuguesa. É tocante a referência de muitas associações de gêneros, onde o exemplo do assalte, socialmente concebido como um indivíduo desprovido de um conhecimento formal e moral, comprova nesta peça, o saber aplicado numa cultura quanto a norma e regra da lingua. Enquanto os policiais, padecem deste conhecimento formal, tendo os vícios de linguagem como o ideal a ser empregado.

Um comentário:

Eveline disse...

É muito bom ressaltar a importância do educador estar antenado com os acontecimentos da sociedade e principalmente saber contextualizar esses acontecimentos com os saberes sistematizados através dos meios de comunicação, inclusive o blog, uma ótima ferramenta para aprendermos a aceitar a visão/opinião dos cidadãos, além estarmos sempre em contato!