terça-feira, 2 de junho de 2009


Grupo: Novatas.com

Adriana Felizardo da Silva

Beatriz Barcelos de Tavares

Natalis Martins

Sobre o projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”

O blog é uma valiosa ferramenta em uma disciplina, pois através do blog os alunos se vêem diante de um grande desafio: O de aprender a utilizar a internet e suas artes manhas.

Ao trabalhar com o blog na disciplina do curso de pedagogia os alunos descobrem que a interatividade gerada através do blog leva a um conhecimento amplo, pois a troca é contínua. Os textos que criamos no blog estão abertos a mudanças e comentários, assim abre-se mão da autoria e surge a construção continua de conhecimento o que faz a diferença.

#############################

Grupo: novatas.com

Contribuição com comentário


A charge nos mostra o que realmente acontece em nossas salas de aula.

Podemos observa um professor tentando dar sua aula enquanto os alunos conversam.

Isso acontece nos dias de hoje por quê?

O que podemos fazer para mudar esse comportamento de nossos alunos, ensinarem de forma diferente? Usar ferramentas diferentes, da qual os alunos possam se interessar.

O que podemos fazer para mudar esse quadro tão real nos dias de hoje?

# # # # # # # # # # # # # # # # #

Grupo: Novatas.com

Comentário Sobre o vídeo "The machine is us"

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de jogos. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail

O video "The machine is us" mostra como a escrita se modificou a partir do momento em que passamos a interagir mais com o computador, e a compara com a escrita no papel.

O vídeo é mais um dos que analisa as mudanças trazidas pelos computadores e pela Internet à vida das pessoas, em vários aspectos, especialmente na construção coletiva da informação e do conhecimento. Ele aborda também que as informações armazenadas e transmitidas vão além da escrita, usando elementos que possam transmitir melhor o conteúdo, como imagens, vídeos, jogos, arquivos de som, etc.

A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de jogos. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail.

# # # # # # # # # # # # # # # # #

2 comentários:

as novatas disse...

O blog é uma espécie de diário
virtual público, onde as pessoas escrevem sobre si, sobre suas idéias, visões de mundo, que pode ser constantemente atualizando. É uma ferramenta que permite o acesso de quem está em busca de informações e conhecimentos, para suas possíveis aplicações no contexto educacional.
Os objetivos do uso de blog na Educação são diversos, cada professor pode explorá-lo de acordo com sua disciplina ou com seu contexto, o uso do blog ocorre devido à necessidade de compreender a importância da Internet e das novas tecnologias da informática como ferramentas que podem auxiliar no processo atual de ensino-aprendizagem, tornando mais interessante aos alunos pelo fato de interligá-los ao mundo e ao mesmo tempo permitir a interdisciplinaridade na escola.
É interessante que percebamos que a Internet esta promovendo mudanças sociais, econômicas e culturais. Estamos diante da Revolução Digital, revolução com tantos atributos que chega a ser comparada a Revolução Industrial. A Internet conecta pessoas e recursos educacionais proporcionando uma mudança significativa na Escola. O blog é uma ferramenta que nos demonstra uma intimidade, um certo poder de gerenciar nossas produções, mas não se pode deixar de perguntar: Por que utilizar o blog como atividade de ensino e aprendizagem?


• A Internet é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento;
• Escrever sobre algo, implica em reflexão, crítica, etc. e isto é fundamental no processo de aprendizagem;
• Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
• Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;
• Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!
• Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver).


Charge
A charge é um tipo de texto atraente aos olhos do leitor; afinal, enquanto a imagem é de rápida leitura, transmitindo múltiplas informações de uma só vez. No entanto, o leitor do texto chárgico tem que estar bem informado acerca do tema abordado, para que possa compreender e captar seu teor crítico. Afinal, ali está focalizada e sintetizada certa realidade. E somente os que conhecem essa realidade efetivamente entendem a charge.
A charge serve de estímulo à leitura de outros textos contidos nos jornais e revistas em que aparece; ou seja, possibilita atividades mais dinâmicas, interessantes, desenvolvendo ainda o interesse do aluno pela leitura e pela busca de novas informações. Além disso, ela tem muitas vezes o objetivo de convencer, influenciar – de acordo com uma determinada ideologia – o imaginário do interlocutor, a fim de torná-lo mais consciente da realidade. Afinal, a educação precisa ser eficaz, enquanto formadora de cidadãos capazes de entender a realidade e interferir nela, e é exatamente por esse motivo o professor deve estar sempre atualizado para exercer sua função como formador de opinião, orientar o aluno, ser capaz de fazer com que este aprenda e entenda novas possibilidades além do seu conhecimento de mundo, ou seja, que o discente possa compreender que há outras realidades a serem absorvidas.

Anônimo disse...

A informática educativa possibilita aulas interessantes. Dominar técnicas de informática,é um dos grandes desafios de hoje para nós, professores. No entanto, é preciso um esforço de nossa parte, já que há inúmeros recursos que podem ser utilizados para o êxito na aprendizagem.
Os blogs são páginas na internet que, historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.Apresenta uma linha de tempo para as postagens que precisa ser atualizado com a máxima freqüência possível, e nos oferece uma lista infinita de formas de abordagens, como: diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias.Quando já está postado na web,qualquer pessoa pode acessar, e isso o torna uma excelente forma de .comunicação.
Pensando como futuros educadores, o grupo SER OU NÃO SER deixa aqui registradas algumas formas criativas de utilizar o blog como ferramenta pedagógica:

Os blogs podem apresentar passo a passo de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
Criação de um jornal on line;
Apoio a uma disciplina;
Divulgação de produções dos alunos;
Divulgar estudos realizados pelos alunos;
Desenvolver a curiosidade tecnológica,
Desenvolver habilidades e competências, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação;
elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.;
Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários,;
Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações pelos próprios alunos;
Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções.