quarta-feira, 3 de junho de 2009

A língua portuguesa.


Instituto A Vez do Mestre
Graduação em Pedagogia
Disciplina Ensino da Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologia
Professora: Mônica Machado
Núcleo: Macaé
Alunas: Cecília Alves, Solânia Fraga, Rute Tavares



Nós sabemos escrever?


É uma pergunta que chateia a todos, principalmente aos nossos professores de português. São muitas regras, tempos verbais, quando somos criança ainda nos esforçamos "nós estudamos", mas o tempo vai passando a idade vai chegando, a mente vai cansando, mas o que não cansa de mudar é a nossa língua e a estrutura dela. Em tempos idos a língua portuguesa era mais formal, os versos escritos expressavam dor, lamúria. Os apaixonados choravam suas amadas em suas cartas de amor. Esses tempos se foram, não voltam mais. E a nossa língua hoje, como está? Um português mais simples e objetivo. A globalização está aos poucos matando a língua, pois, com o advento da Internet, aqui no Brasil encontramos em ambientes virtuais – principalmente em site de relacionamento – uma categoria de internautas que fizeram seu próprio idioma, com sua própria gramática, e quando essas pessoas entram em contato com o mundo real, cheio de regras, conceitos, ficam perdidas e às vezes não se lembram das regras, o que pode dificultar em uma prova de vestibular a um concurso público, onde, a língua portuguesa em alguns casos o valor da nota é maior(o famoso peso 2). O bom mesmo é sempre estar sintonizado com o mundo real através de um bom livro. Vejam as figuras abaixo e pense a respeito do que leu.















9 comentários:

Anônimo disse...

É importante lembrar que o blog não se restringe à língua portuguesa, embora ela esteja presente em qualquer atividade , de qualquer disciplina..Ele é um recurso para todos os eixos do conhecimento momento, já que, além de tantas possibilidades educativas,como demonstramos acima, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo.

No blog, por exemplo, o professor não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas oferecer informações sobre o erro do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora. Fazendo uso do espaço “comentários” ele interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de nossos Referenciais Nacionais de Educação.

O professor só não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, para que não corra o risco de se tornar um tempo inutilizado. É importante estruturar as atividades para uma real construção e troca de conhecimentos.O professor tem que deixar claro o que espera do aluno nesse tipo de atividade interativa, o que pretende com a proposta de trabalho.

Isabel disse...

O blog traz uma gama de possibilidades de relacionar assuntos diferentes em um mesmo espaço, mantendo coerência na apresentação.

Gurpo Ensino

sol disse...

PROJETO: “EU SEI ESCREVER”.
Devido a grande repercussão das formas de escritas utilizadas na internet como meios de comunicação, o Fórum PCs (a mais ativa comunidade tecnológica do Brasil) decidiu criar um movimento de valorização da língua portuguesa. O lançamento da campanha “Eu sei escrever”, é uma iniciativa que pretende reduzir a quantidade de erros propositais em suas 65 áreas de discussão, onde já foram publicadas mais de um milhão de mensagens nos três anos de existência do site.
O empreendimento é de um grupo de jovens inconformados com os abusos do internetês considerados como “analfabetismo virtual”. Um dos abusos considerados mais graves é a imposição nos recurso dos torpedos dos celulares, como recados rápidos, a imposição minimiza um sistema complexo que é a Língua Portuguesa.
Na ânsia de se comunicarem num curto espaço de tempo, os usuários dos comunicadores instantâneos na internet (MSN, ICQ, Flog, Blog dentre outros), abreviam palavras ao limite, traduzem sentimentos por ícones se distanciam das mais básicas regras da gramática.
Frases do tipo, Pq vc naum xego na hr q eu t flei? (Que traduzindo significa: Porque você não chegou na hora que eu te falei?), tem tomado contas das salas de bate-papo e criando assim uma nova forma de linguagem, que alguns especialistas chamam de “internetês”. Nessa nova linguagem o que importa é se fazer compreender e não a escrita correta da palavra.

Como funciona
De acordo com responsáveis pelo projeto, a partir do anúncio da campanha “Eu sei escrever”, toda a equipe de redatores e moderadores do Fórum foi instruída a orientar os autores de mensagens de conteúdo ininteligível para que escrevam de forma mais clara.
Os filtros de palavras proibidas, que normalmente configurados apenas para impedir o uso de termos impróprios, no Fórum, passarão a substituir automaticamente as abreviaturas mais comuns pelas palavras correspondentes, transformando “aki” em “aqui”, “naum” em “não” e assim por diante. As palavras corrigidas são assinaladas em itálico, de modo que os autores percebam que estão escrevendo errado.
Como forma de incentivo, os usuários que mais se destacarem pelo português correto terão o direito de usar o selo da campanha “Eu sei escrever” em seus perfis. O mesmo já acontece com os participantes que apóiam o projeto de computação distribuída o Fórum PCs é atualmente o mais atuante do mundo e o melhor do Brasil.

Lucia Pangaio / Grupo Ensino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia Pangaio / Grupo Ensino disse...

Lucia (Grupo: Ensino)

O Blog proporciona uma troca de conhecimento, informação e é uma forma de leitura com textos e imagens que instiga a curiosidade de pessoas com diferentes olhares e saberes.

sol disse...

Com o blog podemos fazer novos amigos além da troca de conhecimento. É importante aproveitar essa ferramenta para ler e postar artigos interessantes.

Nara Almeida disse...

GRUPO SABER

A linguagem virtual do estilo Web de escrever, ou seja de teclar, é cada vez mais comum entre os jovens. A linguagem on-line dos internautas mistura códigos orais, escritos, icônicos, sendo utilizadas nas salas de bate-papo e mensagens instantâneas.

De fato, existe uma nova linguagem constituída por milhares de novos termos, símbolos e códigos, que pressupõe um novo estilo de escrita: os "smileys" (Grafismos utilizados em correio eletrônico, como forma de acentuação da informalidade do meio e compensação pela inexistência de contato físico. São construídos com seqüências de teclas, representam sentimentos e emoções. Os mais populares são: : -) satisfeito, :) e os acrónimos são exemplo. Os acrónimos são conjuntos de siglas, pronunciados como se fossem palavras, utilizadas para substituir expressões usadas entre pessoas. A razão da sua popularidade e desenvolvimento deve-se ao fato de serem muito práticos e de tornarem a comunicação escrita mais rápida. Qualquer utilizador que queira ser bem sucedido e integrado na comunidade dos cibernautas tem de aprender e usar esta nova terminologia, em constante expansão. Aliás, basta "navegarmos" durante alguns minutos, para nos apercebermos disso.

No bate-papo da internet podemos constatar o mundo fascinante de relações interpessoais, onde os alunos têm que lidar com uma grande quantidade de informações interagindo, colaborando e cooperando entre si, além de gerenciar as conversas paralelas e as perguntas simultâneas. Tudo isso num ambiente onde não existe cor, raça, credo, classe social ou sócio econômica, aonde os alunos vão amadurecendo através da observação de que existem diferentes pontos de vista, trabalhando assim seu senso crítico. Dessa forma, estão preparando-se para o futuro que exige dos indivíduos criatividade, capacidade de relacionamento e de solucionar problemas, além do relacionamento interpessoal, dentre outras exigências do mercado do trabalho. Por isso, a escola não pode ficar alienada a tudo isso, é preciso buscar meios para aprender a trabalhar com o computador e todo o seu contexto dentro da sala de aula, como: a nova linguagem, as informações, a escrita e os novos valores, tudo em prol de uma educação atualizada e coerente com a realidade do contexto da sociedade do século XXI.

Lux disse...

Blogs são excelentes formas de exercitar o escrever e o ler, de dizer ao mundo o que pensamos, de nos expressar e trocar, e nos informar. Mas como bloqueira e visitante diaria de blogs, fico preocupada com o uso de blogs como ferramenta de Educação por conta da quantidade de blogs que serão criados e abandonados na rede. Lixo digital como se fosse um bloco de papel esquecido. Não restringir e estimular o uso, eu acho muito importante. Mas, penso que, assim como a leitura, deve-se ter cuidado para não tornar obrigatório aquilo que pode e deve ser um prazer: ler e escrever, ainda que digital.
[lucia - www.grupocontoaconto.blogspot.com]

Unknown disse...

O blog é bem-vindo na educação por estimular a leitura, a reflexão e a redação. É também uma ferramenta eficaz para o trabalho em grupo, pois a partir de um texto vários leitores fazem comentários que, por vezes, se tornam debates em torno de um tema (josé lyra - grupo inteligências).