quinta-feira, 4 de junho de 2009



Instituo A Vez do Mestre
Disciplina: Ensino da Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologia
Turma: 2009.1 – 5º Período
Núcleo: Rio de Janeiro
Professora: Mônica Machado
Grupo ENSINO:
· Benício
· Eloísa Helena
· Isabel Cristina
· Janaina Martins
· Lucia Helena

O blog é uma ferramenta importante que nos permite desenvolver habilidades de gerenciar,compartilhar e transformar informações em conhecimentos.Desenvolvendo também espírito de colaboração (aprender e conviver).
A internet não é apenas considerada uma ferramenta ou um meio de comunicação que amplie a sua rede de relacionamento e conhecimento; é considerado um canal que permite a realização de uma Educação Corporativa, fundamental para o desenvolvimento profissional, estendendo o conhecimento para a sua base pessoal. Através desta Educação Flexível (o nome se dá desta forma, pois a Educação a Distância não reproduzia a real intencionalidade das ferramentas necessárias para uma boa educação, sem a necessidade de estar à distância das informações e tecnologia).
O desenvolvimento desta tecnologia nos permite estar em tempo real não somente com as pessoas que envolvem o nosso círculo de relacionamento, mas com as pessoas ao redor do mundo, havendo interatividade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Conhecemos e nos sentimos envolvidos com as situações que regem o mundo; aprendemos uma nova língua ao falarmos com pessoas de outra nacionalidade e nos ambientamos com a forma de viver com estas pessoas que nunca nos relacionamos antes; compartilhamos informações, vídeos, conhecimento e comercializamos o nosso produto, através da rede.
Através da internet, a Educação Flexível dá um salto e antecipa, através de jogos eletrônicos (simulando a nossa vida real) a produção de uma didática que permite à criança uma melhor adequação de assuntos acadêmicos e entendimento dos assuntos envolvidos. O blog, neste caso, assim como o Google Docs no exercício em aula, nos permite trocar e compartilhar informações; os recursos da videoconferência, muitas vezes realizadas em cursos não presenciais, nos permite a capacitação e a interação com pessoas de outros estados/países. A internet foi uma ponte para todos os canais de comunicação e nos permite "passear" por todo o conhecimento que pode ser adquirido no mundo.

Não será a última, mas a INTERNET, é a mídia mais promissora e importante desde o surgimento da televisão. É o meio de COMUNICAÇÃO mais amplo, não tem fronteiras, sem ideologias, sem credo ou raça, é totalmente aberto, aumentando as possibilidades para que pessoas ou grupos acessem e disponibilizem todo o tipo de informação. Cresce a quantidade de pessoas que criam pela Internet suas próprias matérias, filmes, clips, oferecem, vendem, compram serviços ou produtos, sem ter qualquer tipo de vínculo com entidades públicas ou privadas.
“O que não há é a distribuição democrática de acesso a essa rede, manisfestando-se por um maior distanciamento entre ricos e pobres, uns tem pleno acesso e domínio da tecnologia, enquanto uma expressiva massa é alijada deste mundo.”(comentário pessoal)
Como não poderia deixar de ser, a Internet se desenvolve com muita potencialidade na educação, trazendo fortes mudanças na forma de se comunicar e de se ter acesso à informação. Troca de informações, dados, pesquisas, interatividade, acesso, a integração de diferentes mídias, a facilidade de colocar em contato alunos e professores, independente de hora ou lugar.A comunicação acontece com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes, que interagem de modo esporádico ou regularmente. E os estudantes gostam de navegar, de pesquisar, de divulgar suas idéias, fotos, imagens, de comunicar-se com outros colegas e pessoas diferentes. Não há limite territorial. A educação presencial será modificada significativamente com as redes eletrônicas, abrindo novos espaços para estudantes se intercomunicarem, trocarem informações, pesquisas, conversarem, é um mundo a interatividade digital, no CIBERESPAÇO.
O vídeo mostra a riqueza que a internet nos proporciona, janelas que se abrem com informação e conhecimento, entrelaçando com os já existentes e gerando novos conhecimentos. Sendo uma ação e reação virtual que influi totalmente no nosso mundo real, em que trabalhamos, estudamos e nosso relacionamento com o mundo.
Quem nunca comentou com alguém sobre algo que leu, pesquisou ou recebeu por e-mail na internet? Isso proporciona uma rede de troca, de interação, de comunicação, até com pessoas que nunca vimos pessoalmente. É um mundo novo de textos, imagens, códigos em que influenciamos e somos influenciados.
O blog na graduação em pedagogia proporciona justamente essa troca, essa riqueza de material disponível, para que futuros pedagogos busquem sempre estar antenados com a mundo real utilizando o mundo virtual, a fim de realizar um trabalho contextualizado.

A imagem exibe erro na escrita da palavra “cem”, ao invés de “sem” e isto acontece pois há palavras com sons iguais e grafias e significados diferentes. Também a palavra “agrotóxico” foi escrita de forma errada. Daí a importância de leituras contextualizadas em sala de aula, interpretação e análise do que foi lido, conhecimento de novas palavras pelo vocabulário e também fazer uso do dicionário, para conhecimento e bom uso da língua portuguesa.
A Internet atualmente é um dos maiores e melhores meios de comunicação, com o processo de globalização e a necessidade de que as informações fossem transmitidas com maior rapidez, contribuíram para rápida “evolução da Internet”. No vídeo podemos perceber a mudança que ocorre na língua portuguesa dentro desse ciberespaço; letras são trocadas, acentos gráficos não são colocados entre outras coisas, tudo para que a digitação seja mais rápida, porém essa adaptação “gráfica” feita pelos usuários da Internet pode (muitas vezes) interferir na escrita trazendo dificuldade no momento de formar frases com sentido.
A utilização da Internet e blogs para a Educação como um todo (ambiental, disciplinar, pedagógica) contribui para que a troca de conhecimentos e experiências na área educacional, como: maneiras de tornar as aulas dinâmicas, novos materiais para serem utilizados.
O grupo concluí que a internet se tornou uma ferramenta muito impotante para o processo de ensino aprendizagem, pois com a possibilidade de através a internet o educando pode pesquisar e se interar dos assuntos relacionados a disciplina desejada.

Um comentário:

Renata Neves disse...

Adorei o video. Acredito sim que a internet é um dos maiores recursos que já apareceu para favorecer a lingua portuguesa. Mesmo que contendo erros de linguagem nunca um jovem leu tanto. Acredito que de uma forma enriquecedora estamos tornando os jovens leitores, no futuro poderemos torná-los leitores cultos, mas ai é outra fase.