“The machine is us" mostra como a escrita se modificou a partir do momento em que passamos a interagir mais com o computador, e a compara com a escrita no papel. A escrita no computador permite interação mais imediata, e o compartilhamento de conhecimento e informações também ocorrem num tempo mais curto. “A máquina somos nós” mostra que a máquina é apenas uma ferramenta, que utiliza programas específicos, desenvolvidos por nós para certas finalidades, entre elas a busca e a troca de informações. O vídeo analisa as mudanças trazidas pelos computadores e pela Internet à vida das pessoas, em vários aspectos, especialmente na construção coletiva da informação e do conhecimento. A globalização da informação nos permite buscar, trocar, ouvir, questionar, criticar, apreciar, “viajar”....aprender.
Os blogs podem:
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa. Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento, já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas. A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!
Pensando como professor...
Enquanto professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas este pode oferecer informações sobre o “erro” do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora , se necessária , em sua construção de conhecimento. Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências como nos coloca nossos Referenciais Nacionais de Educação.Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.
CHARGES
Um comentário:
A primeira charge faz pensar... se a língua é viva como sabemos e acreditamos, chegará o dia em que escreveremos também = tb; voce = vc; hoje = hj; naum; kd; e por ai? Será? Francamente espero que não. Afinal, ainda resistirão e existirão as boas e completas letras como as lemos num Saramago, num Mia Couto, numa Lya Luft ou Clarice Lipector, para nosso deleite e tranquilidade que nem tudo é soluvel, trituravel e volátil no ar... que a beleza das palavras perdurem. [lucia]
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