Atualmente, entender o verdadeiro impacto da mídia na construção da personalidade e na cultura da pessoa, desde criança, e perceber as influências a subjetividade de crianças e adolescentes tem mobilizado não só profissionais de diversas formações, mas também em casa e em outros âmbitos sociais. O "internetês" tem causado vícios na linguagem entre crianças, adolescentes e adultos. Pais e educadores dever rever seus papéis e devem intervir no acesso à mídia, questionando e aproveitando os conteúdos veiculados. A tecnologia é importante sim, mas como tudo, deve-se haver uma atenção no que aquilo está acrescentando na formação do ser como cidadão.
Grupo As Preciosas O vídeo The Machine is us ( A máquina somos nós) nos demonstra a velocidade com que entramos em contato com textos e formas de escrita e nos leva a perceber a importância do professor estar “antenado” ( atento) a tudo que acontece na Internet. A máquina, o computador, é utilizada por nós e a utilização deste recurso é de acordo com os nossos critérios. Porque não utilizarmos nas aulas de língua portuguesa, incentivando os alunos a pesquisarem a norma culta da nossa língua. Vimos que muitas pessoas criaram formas de se comunicarem, códigos em uma linguagem própria, o que podemos fazer é levarmos os alunos a perceberem que podemos utilizar os recursos da máquina de acordo com as necessidades e consciência de cada um e de forma diversas: diversão, pesquisa, troca de informação, relacionamentos, assim também é a nossa língua em cada ocasião ela poderá ser utilizada de forma diferente com colocações formais, informais, mais ou menos formal dependendo do que queremos comunicar e para que queremos nos comunicar. Cabe ao professor preparar-se pois a máquina humana é maravilhosamente capaz de dominar e utilizar de forma inteligente o computador. O que não podemos ter é preconceito. Temos como exemplo a utilização do Blog como ferramenta de aprendizado e troca, um objeto maravilhoso, que precisa ser aperfeiçoado e cada vez mais utilizado. Porém como diz Eliane integrante de nosso grupo: “É preciso lembrar que nem todos dominam esse recurso então cabe a escola ou Universidade preparar os alunos na utilização deste recurso, que ainda é novo no meio escolar.” Estar atento é fundamental o professor precisa ser um facilitador do aprendizado do aluno, nao consegue saber tudo, mas pode aprender se desejar sinceramente e se achar importante o seu aprendizado. A midia esta presente em nossas vidas utilizemos então em bebefico da educação, mas é preciso sair da cadeira (trono) em que se posiciona como dono do saber e trocar.
Internet... Uma ferramenta que estabelece códigos próprios e ao mesmo tempo abre espaço para a livre expressão e para a criatividade. São outras formas de comunicação (texto, fotos, imagens, etc.). Devemos estar abertos a estas outras formas de linguagem, sem preconceito, procurando entender que o que se busca é facilitar a comunicação, tornar os diálogos mais rápidos. Tudo o que é novo causa impacto, e é difícil lidar com o desconhecido. Para aqueles que usam a norma culta com facilidade, e estão acostumados a comunicar-se dessa forma, é chocante conversar com alguém que usa uma linguagem tão diversa – o internetês. Porém, se o que se quer é preservar a linguagem culta, devemos nos preocupar menos em criticar e mais em criar formas de tornar interessante a aprendizagem, de incentivar o uso da “máquina” como aliada da pesquisa, da busca do conhecimento, sem esquecer que, no comando desta “máquina” está uma máquina maior, mais inteligente, com sentimentos, autonomia e, fundamentalmente, responsabilidade – o ser humano.
A Internet atualmente é um dos maiores e melhores meios de comunicação, com o processo de globalização e a necessidade de que as informações fossem transmitidas com maior rapidez, contribuíram para rápida “evolução da Internet”. No vídeo podemos perceber a mudança que ocorre na língua portuguesa dentro desse ciberespaço; letras são trocadas, acentos gráficos não são colocados entre outras coisas, tudo para que a digitação seja mais rápida, porém essa adaptação “gráfica” feita pelos usuários da Internet pode (muitas vezes) interferir na escrita trazendo dificuldade no momento de formar frases com sentido. A utilização da Internet e blogs para a Educação como um todo (ambiental, disciplinar, pedagógica) contribui para que a troca de conhecimentos e experiências na área educacional, como: maneiras de tornar as aulas dinâmicas, novos materiais para serem utilizados.
O video nos fala sobre as aplicações da Web 2.0 . Temos a sensação de que existe uma versão atualizada desta ferramenta, mas na verdade o que ocorre é a sua utilização por uma segunda geração de comunidades e serviços que encaram-na de forma diferenciada . Uma evolução natural, promovida por diferentes fatores: a intimidade adquirida, o grande aumento no número de usuários de banda larga e a ampliação do número de aparelhos eletrônicos que se utilizam da internet . Nesta evolução, a variedades de motivações que multiplicam sua utilização, tornam a experiência do usuário mais rica, com interfaces rápidas e muito fáceis de usar. A internet com seu potencial colaborativo permite que programas sejam atualizados e melhorados com a interação do usuário, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes. A Internet, hoje, constitui-se a uma mídia de maior abrangência, com a aplicação e aproveitamento em diversos campos da informação e do conhecimento. A produção colaborativa tem sido usada para aumentar a gama de assuntos abordados no jornalismo, na educação e em outros campos, permitindo um volume de notícias e informações sem custo para produzi-las. Numa sociedade pautada em mecanismos de produção estreitamente ligados ao poder, vemos uma nova dimensão social se alicerçando com a distribuição da produção da informação. Mas como todo meio de comunicação, sua utilização deve ser crítica exigindo cautela de seus usuários em relação ao conteúdo. O acesso de menores a esta ferramenta deve ser orientado por pais e professores que devem ajudá-los a selecionar os conteúdos acessados.
O projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”.
Utilizar a web em ambientes de ensino aprendizagem é uma prerrogativa dos dias atuais. Sua comunicação instantânea, interativa, individualizada e ao mesmo tempo coletiva permite o acesso a conteúdos ilimitadamente, construindo conhecimentos, independente das distâncias. Com ferramentas diversificadas possibilita ao usuário muitas informações, que estimulam capacidades cognitivas importantes. Os Blogs, como ferramenta pedagógica, constituem-se em espaço de discussão, promovem colaborativamente à construção de conceitos, além da possibilidade de fácil publicação. Este tipo de atividade contribui para a formação do sujeito crítico capaz de reformular conceitos através do intercambio de conhecimentos. Grupo - As Estrelas
5 comentários:
Atualmente, entender o verdadeiro impacto da mídia na construção da personalidade e na cultura da pessoa, desde criança, e perceber as influências a subjetividade de crianças e adolescentes tem mobilizado não só profissionais de diversas formações, mas também em casa e em outros âmbitos sociais. O "internetês" tem causado vícios na linguagem entre crianças, adolescentes e adultos. Pais e educadores dever rever seus papéis e devem intervir no acesso à mídia, questionando e aproveitando os conteúdos veiculados. A tecnologia é importante sim, mas como tudo, deve-se haver uma atenção no que aquilo está acrescentando na formação do ser como cidadão.
Grupo As Preciosas
O vídeo The Machine is us ( A máquina somos nós) nos demonstra a velocidade com que entramos em contato com textos e formas de escrita e nos leva a perceber a importância do professor estar “antenado” ( atento) a tudo que acontece na Internet.
A máquina, o computador, é utilizada por nós e a utilização deste recurso é de acordo com os nossos critérios. Porque não utilizarmos nas aulas de língua portuguesa, incentivando os alunos a pesquisarem a norma culta da nossa língua.
Vimos que muitas pessoas criaram formas de se comunicarem, códigos em uma linguagem própria, o que podemos fazer é levarmos os alunos a perceberem que podemos utilizar os recursos da máquina de acordo com as necessidades e consciência de cada um e de forma diversas: diversão, pesquisa, troca de informação, relacionamentos, assim também é a nossa língua em cada ocasião ela poderá ser utilizada de forma diferente com colocações formais, informais, mais ou menos formal dependendo do que queremos comunicar e para que queremos nos comunicar. Cabe ao professor preparar-se pois a máquina humana é maravilhosamente capaz de dominar e utilizar de forma inteligente o computador. O que não podemos ter é preconceito.
Temos como exemplo a utilização do Blog como ferramenta de aprendizado e troca, um objeto maravilhoso, que precisa ser aperfeiçoado e cada vez mais utilizado.
Porém como diz Eliane integrante de nosso grupo: “É preciso lembrar que nem todos dominam esse recurso então cabe a escola ou Universidade preparar os alunos na utilização deste recurso, que ainda é novo no meio escolar.”
Estar atento é fundamental o professor precisa ser um facilitador do aprendizado do aluno, nao consegue saber tudo, mas pode aprender se desejar sinceramente e se achar importante o seu aprendizado. A midia esta presente em nossas vidas utilizemos então em bebefico da educação, mas é preciso sair da cadeira (trono) em que se posiciona como dono do saber e trocar.
Maravilha ... Que reflexão!!!!
Internet... Uma ferramenta que estabelece códigos próprios e ao mesmo tempo abre espaço para a livre expressão e para a criatividade.
São outras formas de comunicação (texto, fotos, imagens, etc.). Devemos estar abertos a estas outras formas de linguagem, sem preconceito, procurando entender que o que se busca é facilitar a comunicação, tornar os diálogos mais rápidos.
Tudo o que é novo causa impacto, e é difícil lidar com o desconhecido. Para aqueles que usam a norma culta com facilidade, e estão acostumados a comunicar-se dessa forma, é chocante conversar com alguém que usa uma linguagem tão diversa – o internetês. Porém, se o que se quer é preservar a linguagem culta, devemos nos preocupar menos em
criticar e mais em criar formas de tornar interessante a aprendizagem, de incentivar o uso da “máquina” como aliada da pesquisa, da busca do conhecimento, sem esquecer que, no comando desta “máquina” está uma máquina maior, mais inteligente, com sentimentos, autonomia e, fundamentalmente, responsabilidade – o ser humano.
A Internet atualmente é um dos maiores e melhores meios de comunicação, com o processo de globalização e a necessidade de que as informações fossem transmitidas com maior rapidez, contribuíram para rápida “evolução da Internet”. No vídeo podemos perceber a mudança que ocorre na língua portuguesa dentro desse ciberespaço; letras são trocadas, acentos gráficos não são colocados entre outras coisas, tudo para que a digitação seja mais rápida, porém essa adaptação “gráfica” feita pelos usuários da Internet pode (muitas vezes) interferir na escrita trazendo dificuldade no momento de formar frases com sentido.
A utilização da Internet e blogs para a Educação como um todo (ambiental, disciplinar, pedagógica) contribui para que a troca de conhecimentos e experiências na área educacional, como: maneiras de tornar as aulas dinâmicas, novos materiais para serem utilizados.
Isabel Cristina - Grupo Ensino
A Máquina somos nós
O video nos fala sobre as aplicações da Web 2.0 . Temos a sensação de que existe uma versão atualizada desta ferramenta, mas na verdade o que ocorre é a sua utilização por uma segunda geração de comunidades e serviços que encaram-na de forma diferenciada . Uma evolução natural, promovida por diferentes fatores: a intimidade adquirida, o grande aumento no número de usuários de banda larga e a ampliação do número de aparelhos eletrônicos que se utilizam da internet .
Nesta evolução, a variedades de motivações que multiplicam sua utilização, tornam a experiência do usuário mais rica, com interfaces rápidas e muito fáceis de usar.
A internet com seu potencial colaborativo permite que programas sejam atualizados e melhorados com a interação do usuário, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes.
A Internet, hoje, constitui-se a uma mídia de maior abrangência, com a aplicação e aproveitamento em diversos campos da informação e do conhecimento.
A produção colaborativa tem sido usada para aumentar a gama de assuntos abordados
no jornalismo, na educação e em outros campos, permitindo um volume de notícias e informações sem custo para produzi-las.
Numa sociedade pautada em mecanismos de produção estreitamente ligados ao poder, vemos uma nova dimensão social se alicerçando com a distribuição da produção da informação.
Mas como todo meio de comunicação, sua utilização deve ser crítica exigindo cautela de seus usuários em relação ao conteúdo. O acesso de menores a esta ferramenta deve ser orientado por pais e professores que devem ajudá-los a selecionar os conteúdos acessados.
O projeto de se trabalhar com um blog numa disciplina da “Graduação em Pedagogia”.
Utilizar a web em ambientes de ensino aprendizagem é uma prerrogativa dos dias atuais. Sua comunicação instantânea, interativa, individualizada e ao mesmo tempo coletiva permite o acesso a conteúdos ilimitadamente, construindo conhecimentos, independente das distâncias. Com ferramentas diversificadas possibilita ao usuário muitas informações, que estimulam capacidades cognitivas importantes. Os Blogs, como ferramenta pedagógica, constituem-se em espaço de discussão, promovem colaborativamente à construção de conceitos, além da possibilidade de fácil publicação. Este tipo de atividade contribui para a formação do sujeito crítico capaz de reformular conceitos através do intercambio de conhecimentos.
Grupo - As Estrelas
Postar um comentário