quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AS GUERREIRAS








INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Graduação a Distância

em Pedagogia



COMPONENTES DO GRUPO:


1- KÁTIA FONSECA ALVES

2- MARCELE MORAES

3-SUZANA GONÇALVES



EDUCAÇÃO /BLOGS


O blogs é excelente na educação, sobretudo, porque aderindo-se a um blog, podemos através dele não apenas educar, mas interagir ainda mais com nossos alunos. E podemos concluir que o uso dos blogs no contexto da educação é mais uma ferramenta que o professor / aluno tem ao seu dispor .Com o trabalho feito através do blogs tanto o educador quanto o educando se propôs a analisar a convivência dos conhecimentos em Educação e em Informática, atualmente essenciais em nossa sociedade. Temos variados tipos de blogs existentes em quatro grandes grupos que são os blogs informativos; interativos/educativos; escolares/educacionais e diversos. A partir daí o professor defini que tipo era adotar em sua pesquisa/aula. Assim a aproximação faz com que o professor conheça quais assuntos mais interessam seus alunos.

O blogs tem uma variedade de aplicações pedagógicas desde publicar simples tarefas digitalizadas que só irá mudar o meio onde vai ser colocado, antes caderno agora blog, até atividades que provoquem o aluno a criar, escrever textos, fazer produções dos mais diversos formatos. Com uma diferença importante verificada durante a pesquisa: quando os alunos sabem que seu trabalho ou sua pesquisa irá ser vista por um público maior eles capricham muito mais no trabalho. É um incentivo a mais

A INTERATIVIDADE é O ponto forte que temos nos blogs. Não precisa entender de linguagem de programação ou de HTML, é um processo muito mais rápido do que em um site convencional. Temos a possibilidade da publicação instantânea. A resposta instantânea e um fator fundamental para promover a interatividade.

Outro ponto importante que devemos destacar é a ponte que pode se estabelecer entre os próprios professores na troca de experiências de práticas pedagógicas. Professores de culturas totalmente diferentes podem interagir e selecionar o que podem trazer de bom para suas próprias práticas pedagógicas. . O blog pode quebrar a coisa da hierarquia que existe na sala de aula. A pessoa pode se dirigir ao professor sem muito protocolo e vice-versa. Outro importante ponto é a necessidade de atualização constante dos conteúdos para despertar o interesse dos alunos. Isto faz com que o blog fique movimentado.

















Um comentário:

Raquel Sampaio disse...

Comentário postado por Marcia Raquel Sampaio

Grupo: Todas no mesmo barco


Os blogs são formas de ensinar e aprender. Recicla professor e aluno,atualiza, instiga a pesquisa e a aprendizagem,e é uma forma de comunicação que tem se mostrado um instrumento para ensinar e aprender, uma forma de intercâmbio de conhecimentos e, principalmente, da publicação de conhecimentos construídos e produzidos pelos alunos.
Os Blogs constroem redes sociais de saberes,destacar trabalhos interdisciplinares,projetos,organização de conteúdos e comentários, complementam as aulas de forma inovadora. A utilização dos blogs na escola como ferramenta pedagógica inspira diferentes tipos de Blogs, discussões onlines entre professores e alunos.
No Blog pode-se trabalhar notícias que estão na mídia, disponibilizando os textos para comentários,elaborar um jornal virtual de sua sala de aula, produzir histórias em quadrinhos, elaborar um diário de aulas, projetos, atividades,disponibilizar opinião e debate de temas polêmicos, apresentar textos para os alunos comentarem, além de questionamentos sobre a atualidade. Produção de arte, relatórios de visitas e escursões da turma,charadas, descrição de lugares e pessoas,quizzes, etc.
O blog pode ser usado em alula sde diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências...