GRUPO: TODAS EM UM SÓ BARCO
Cristiane Feitosa Americano
Gisella Bezerra de Mello
Leandra Ribeiro de Almeida
Marcia Raquel Lains Sampaio
Rosane Barbosa Marendino
Rosilene Pereira Barrento da Silva
“tem uma maneira muito fácil de você identificar a idade de uma pessoa: é quantas vezes ela fala a palavra computador. A molecada não fala computador porque para elas, computador é igual a eletricidade, igual à escova de dentes, caneta Bic. Não é algo que chame a atenção dela porque faz parte do cotidiano”. Foi com esta frase que comecei a pescar algumas pérolas do nosso grande comunicador Marcelo Tas, uma pessoa extremamente antenada e que vem revolucionando o jornalismo televisivo com programa inusitados que exercem crítica e cidadania com Humor, grifo aqui a letra maiúscula pois como diz o Jô Soares, o humor é a forma mais inteligente da manifestação da inteligência!!
Marcelo Tas criou fama com o repórter Ernesto Varella que varava o congresso deixando os políticos de calças na mão com suas perguntas inusitadas, padrão agora multiplicado pelo novo programa coqueluche da TV aberta, CQC, ou seja, custe o que custar... Só pelo nome já dá para imaginar o custo das imagens e carreiras dos entrevistados e do risco da “integridade física” dos intrépidos repórteres do programa que viraram o terror dos nossos honrados homens do congresso nacional, outrora chamados por LULA de ... bem, vamos esquecer o passado... hoje são todos companheiros e amigos de “infância”...
Voltando ao assunto blog e educação, Marcelo nos conta em sua entrevista como usa estas ferramentas em sua profissão: quer entender de internet, tenha filhos.” Não é novidade para ninguém da geração nascida entre 60 a 80, que os mais novinhos nos dão um banho em matéria de tecnologia da informação. Enquanto estamos sempre correndo atrás do prejuízo, eles estão na vanguarda sempre ávidos por novidades.
Marcelo Tas usa o Twitter e o Blog muito mais para escutar do que para falar já que hoje conta com uma equipe tanto para fazer o trabalho sujo no congresso como para pesquisar nas fontes da internet os assuntos que interessam aos espectadores, o que eles estão pensando e falando, ou seja, uma pesquisa de mercado gratuita, captada pela sua jovem equipe.
- Como jornalistas nos sentimos porta-vozes de Deus. Mas o segredo é ouvir e não falar. O que acontece hoje é o inverso, não é o caderno de cultura que orienta as opiniões, ele é que vai nos blogs, no my space para ver o que está rolando.
Depois de cada programa, Marcelo corre no Twitter para ver o que comentaram sobre os erros e acertos. Lembra ele dos idos de Ituverava, cidade onde nasceu e fez sua formação básica. Tinha loucura por rádio e ouvia a BBC para saber o que se passava no mundo e treinando o inglês. O rádio seria o protótipo da internet de hoje. Já havia mais iteratividade do que na TV, embora ela nos tenha dado o padrão de entretenimento de graça, o que hoje na internet é quase uma palavra de ordem. Mas isto seria outro assunto que passaria por questões de quebra de paradigmas e direitos autorais.
Ele lembra de suas aulas onde o professor escrevia o conteúdo no quadro e ainda repetia tudo que lá estava, era o único provedor de informação disponível. Hoje os jovens vão atrás da informação que mais lhes interessa.
Seu blog é dos mais visitados hoje e há milhares de comentários por dia virando um case de sucesso da internet, pela ousadia do programa e por ser um jornalista sempre atualizado no futuro. Com isto ele consegue a façanha de falar aos jovens, coisa que muitos grandes jornalistas nunca se importaram, e assim ainda passar conteúdo e principalmente consciência política, o que é uma forma poderosa de educação.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
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