quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Comentário sobre o projeto de se trabalhar um blog numa disciplina da graduação em Pedagogia.

No curso de Pedagogia, o trabalho com blog é uma excelente ferramenta que pode ser utilizada tanto pelo professor com pelo aluno.
Proporciona uma relação de maior proximidade entre alunos e professores, assim como troca de experiência e conhecimento de uma forma descontraída, além de ser um espaço em que seus usuários têm a possibilidade de colocar em prática sua criatividade, sua autonomia, sua curiosidade e outras competências que por vezes não são utilizadas em aulas e outras atividades rotineiras do curso.
Em decorrência do processo de globalização, o mundo está cada vez mais informatizado e, entrar em contato com as ferramentas disponíveis é uma forma de inclusão digital, não há como negar. No mundo de hoje há, sem dúvida, uma geração de analfabetos digitais que, necessitam desta inserção, dentre eles nós professores que, como mediadores do processo educativo de nossos alunos, muitas vezes nos vemos sem instrumentos, para favorecer e enriquecer este processo. É sempre enriquecedor adquirir um novo conhecimento que venha contribuir com o trabalho do professor, sem dúvida é mais um instrumento.
É claro que, não podemos nos esquecer de que, se a inclusão digital ainda não chegou a todos os professores, que dirá aos nossos alunos, que em grande massa não tem acesso em casa ou na escola, pois na maioria não há informatização do ensino, ficando este “luxo” apenas para poucas escolas públicas mais privilegiadas, e para as escolas particulares, o que gera um segundo processo de exclusão ao processo e de inferiorização do ensino público.


Grupo Fé em Deus:
Cristiane Tinoco dos Santos
Diana Mattos da Silva
Rosimeire Oliveira de Moraes

Um comentário:

Neli disse...

Trabalhar com Blog estimula a criatividade na redação e o contato com novas tecnologias, já que divulga trabalhos, troca de informações, registra comentários, ideias e imagens, fazendo com que o aluno, se sinta estimulado e interessado no conteúdo apresentado.