sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Charge - Ácordo Ortográfico


GRUPO: TODAS EM SÓ BARCO
Cristiane Feitosa Americano
Gisella Bezerra de Mello
Leandra Ribeiro de Almeida
Marcia Raquel Lains Sampaio
Rosane Barbosa Marendino
Rosilene Pereira Barrento da Silva






A cobrança acerca de uma nova reforma ortográfica nos leva a pensar na sua real necessidade. Será que dar tanta atenção à gramática, sob o pretexto de simplificar o seu uso, não acabaria por reforçar a erudição e desconsiderar a multiplicidade de cores e formas de uma cultura, manifestas na língua de um povo?
Até que ponto a proposta de unificação da Língua Portuguesa não estaria sustentando a idéia de que todas as pessoas podem, devem precisam falar a mesma coisa? O entendimento da língua se restringe apenas às palavras?
Ficam aí as provocações para que pensemos: para que e por que precisamos da reforma????

2 comentários:

Diama disse...

Realmente ainda não havia pensado sob esta ótica na questão da reforma ortográfica. E esta charge expressa muito bem o sentimento da maior parte dos brasileiros, não dominamos nem a forma básica da lingua portuguesa, que é realmente muito complexa, que dirá inserirmos novas regras, que na realidade são apenas regras.

Alessandra Zaharoff disse...

Comentário da Alessandra Luz:

Realmente, tudo o que muda, no início tende a ser complicado. Mas, aos pouquinhos, nos adaptaremos às mudanças - que não foram tantas assim - em nossa língua. As mudanças do Acordo Ortográfico para Portugal, segundo alguns comentários que li e que ouvi, foram muito mais profundas do que as nossas.