quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Comentário do filme “The machine is Us/ing Us”


GRUPO: TODAS NO MESMO BARCO
Cristiane Feitosa Americano
Gisella Bezerra de Mello
Leandra Ribeiro de Almeida
Marcia Raquel Lains Sampaio
Rosane Barbosa Marendino
Rosilene Pereira Barrento da Silva


“The machine is Us/ing Us” é um ótimo exemplo da potencialidade da Web, pois traz uma visão mais benigna, apesar de aconselhar ter prudência quanto á ética, privacidade e outros tópicos importantes. O objetivo do filme é fazer as pessoas refletirem sobre a relação que mantém com a tecnologia, para analisarmos se somos nós que alimentamos a máquina com dados ou se é a máquina que está nos alimentando.
A partir do momento em que a web intensifica as relações com outras pessoas, então nós fazemos a máquina. A Wikipedia, por exemplo, atualmente considerada a maior enciclopédia do mundo, é feita a partir da colaboração entre internautas que produzem os verbetes. No Orkut, site de relacionamento, pode-se criar comunidades, conhecer pessoas, organizar fotos, vídeos, fazer novos amigos e visitar os antigos, mandar mensagens...
O YouTube também pertence a esse cenário 2.0, cujo conteúdo são os usuários que mandam, produzem, trocam,interagem, e se encontra entre os dez sites mais acessados de todos. A Web 2.0 é uma espécie de Web Social, que é a essência desse novo meio de comunicação. O site Fotolog também é um desses sites sociais, um 2.0.Isso significa que a web não é mais para ligar informações somente, mas, para ligar pessoas, compartilhando, trocando e colaborando.Com a evolução tecnológica, a cada semana, mês ou a cada novo dia novos recursos e possibilidades de utilização desses sites no campo educacional tornam-se mais importantes, como esse blog que estamos utilizando, pois todos os alunos possuem habilidades básicas na utilização do computador e especialmente da Internet.
A construção de um texto num papel é totalmente diferente de quando estamos digitando, pois o texto digitado é totalmente flexível. Se uma criança, hoje, observar o uso de uma máquina de escrever, imediatamente perguntará: "Onde deleta?", já que a nova geração sofre total impacto mediante as novas tecnologias da informação e da comunicação. A hipertextualidade ocasionou uma nova construção do pensamento, e sua evolução é apresentada no vídeo, que mostra que o texto digital, o hipertexto e a web não são mais apenas para ligar informações. Precisamos repensar, ser prudentes, rever os direitos autorais, a identidade, a ética, a estética, a privacidade, o comércio, a família, enfim, repensar a respeito de nós mesmos também.

Nenhum comentário: